Oniomania é o impulso por comprar. Quem sofre desta doença é acometido por uma vontade incontrolável de adquirir qualquer coisa. Os consumidores compulsivos formam 3% da população brasileira.
Dentro da psquiatria a oniomania é classificada dentro dos transtornos do impulso. O perfil predominante é de mulheres de temperamento forte, dinâmicas, perfeccionistas, de boa desenvoltura social e cultura elevada. Estas características compõem um imediatismo que leva a compra por impulso de produtos desnecessários. Na maioria das vezes os pacientes sentem-se arrependidos quando percebem a inutilidade do ato, mas isso não os impede de repeti-lo.
O diagnóstico de oniomania envolve um acompanhamento atento por parte da família e do psiquiatra. Comprar é um ato muito comum e algumas vezes podem ser exagerado, como em momentos de autorecompensa por algum sucesso alcançado. No entanto, compras por impulso de indivíduos com oniomania não estão relacionadas a momentos de tristeza ou felicidade extremas. É simplesmente o comprar pelo comprar.
Na maioria dos casos a oniomania leva a produção de dívidas altas, o que gera complicações pessoais e familiares. Os pacientes pedem dinheiro emprestado para comprar e em alguns casos são capazes até de roubar. Quem sofre com oniomania compra mesmo sem ter dinheiro, utilizando cartão de crédito ou cheque sem fundo. Isso contribui para dificultar o diagnóstico, pois muitas vezes estas pessoas são rotuladas de desonestas, enquanto na verdade são apenas vítimas de um impulso incontrolável.
Além do impulso por compra, o perfil de quem tem oniomania incluindo outros exageros como fazer muito exercício, comer exageradamente e trabalhar muito. Compondo um quadro característico de hiperatividade. O compulsivo com oniomania compra excessivamente em um processo de inércia que o mantém em um movimento muito rápido. Assim, quando não consegue concretizar a compra, sente sintomas de ansiedade e irritação, chegando a suar frio.
Saiba mais sobre Oniomania e o impulso pelo consumo.
Comments are closed.