“ChinaArteBrasil” é o nome da grande exposição montada na Oca dentro do Parque Ibirapuera. Nela, expressões de um país oriental com signos bem estranhos para o lado de cá do mundo. São 110 obras de 62 artistas. Entre elas, pinturas, esculturas, instalações, fotografias, vídeos, site specifics, performances, arte têxtil e artes antigas.
Parte da mostra é fruto de uma arte rebelde concebida na ditadura maoísta (66 a 76), em que os artistas representavam a vontade de um povo em tentar alcançar a realidade ocidental. Daí a obra dos Luo Brothers, em que um bebê de cores radioativas bebe uma garrafa de Fanta.
A segunda parte de “ChinaArteBrasil” data da década de 80, em que os chineses resgatam as suas próprias tradições. Entre elas um protesto que une em escultura partes de bicicletas para lamentar a ascensão dos transportes motorizados.
Segundo Lu Song, um dos artistas de “ChinaArteBrasil”, o senso cínico é uma das características da arte chinesa.
Cinismo que deturpa as clássicas paisagens abstratas, retratando jardins acanhados nos subúrbios das megalópoles chinesas. O que identifica a circularidade do tempo e a evolução até a contemporaneidade do oriente. “ChinaArteBrasil” é um panorama milenar do tigre asiático.
Serviço exposição ChinaArteBrasil:
Até 18/5 na Oca, Pq. Ibirapuera, portão 3, tel. (11) 3105-6118
De terça a domingo, das 9h às 18h
Quinta, das 11h às 22h
Ingressos: R$ 20 – grátis às terças