Tratamento para transtorno de estresse pós-traumático

0
1

O transtorno de estresse pós-traumático é algo que acontece quando alguém experienciou alguma situação que tenha envolvido morte, ferimentos ou ameaça à integridade física e que tenham causado medo, impotência ou horror.

Aqueles que sofrem do transtorno de estresse pós-traumático costumam reviver a situação, de maneira involuntária, por meio de recordações e sonhos recorrentes, intrusivos e aflitivos. O paciente pode apresentar mudanças de comportamento como irritabilidade ou surtos de raiva, distanciamento em relação às outras pessoas, dificuldade na conciliação do sono e dificuldade de concentração.

Quem é vítima de transtorno de estresse pós-traumático precisa necessariamente ter vivenciado algum evento que causou imenso trauma. Mas nem todos que experienciaram algo assim desenvolvem o transtorno. As causas do Estresse Pós-Traumático dos homens são em razão de exposição, combate ou testemunho de violência declarada. Já entre as mulheres deve-se a situação de estupro e molestação sexual.

Para diagnosticar o transtorno existem diversos métodos, desde escalas desenvolvidas especialmente em função dos soldados da Guerra do Vietnã até avaliações de distúrbio cognitivo.

O tratamento pode ser feito por meio de diversos métodos. Não há nenhum remédio desenvolvido especialmente para casos de estresse pós-traumático, por isso a medicação utilizada é a que normalmente é indicada para casos de transtornos envolvendo ansiedade, humor ou hipertensão.

O tratamento psicológico é sempre recomendável e pode variar de acordo com a teoria psicológica que segue – dinâmica ou cognitivo-comportamental, por exemplo.

Links Úteis:
Psiquiatra em Porto Alegre
Transtorno do Estresse Pós-Traumático