No mês de abril está aberta em São Paulo à formação de Parklets, nas ruas da cidade. O Parklet é uma extensão da calçada que ocupa o lugar de dois carros dando espaço a cadeiras, conforto, mesas, plantas, guarda – sóis , paraciclos e espaço verde às pessoas que utilizam as vias da agitada cidade.
A área proporciona o maior convívio social, local para descansar enquanto olha as atividades de rua, além de estimular a democratização das vias da cidade, entre ciclistas e pedestres.
O Parklet tem sua primeira credencial na cidade de São Francisco nos EUA, desde então tem sido introduzido a cidades do mundo todo como Ames, Iowa, Puebla de Zaragoza, México, entre outras.
A iniciativa do projeto em São Paulo estima beneficiar mais o bem estar e incentivando o esporte e meios de locomoção não motorizados. O espaço estimula a convivência entre pessoas que usam o ciclismo como meio de transporte e pedestres. O Parklet promove a socialização entre os cidadãos e amplia a utilização de lugares públicos, gerando um aumento de 14% na economia local.
A primeira rua de São Paulo a receber o Parklet foi a Rua Padre João Manuel, no bairro Jardins, inaugurado dia 16/04, quarta-feira.
A manutenção dos Parklets é privada e a rotação é pública, restrito apenas a instalação em locais de faixa exclusiva de ônibus, ciclofaixas, ciclovias, ou em ruas e avenidas com limite de velocidade acima de 50km/h.
Fonte: www.cidadedesaopaulo.com