A carboxiterapia é uma técnica estética não-cirúrgica, na qual uma quantidade de gás carbônico é injetado no tecido subcutâneo utilizando-se um aparelho com uma agulha muito fina, do ponto da injeção, o dióxido de carbono difunde facilmente em tecidos adjacentes. Isso melhora a circulação e oxigenação dos tecidos promovendo benefícios estéticos.
Tem como mecanismo de ação, complemento na circulação local devido as propriedades vasodilatadoras do dióxido de carbono (co2), implementando fluxo sanguíneo e nutrientes, efeitos na pele pelo descolamento da mesma produzindo colágeno e novas fibras elásticas. É eficaz para tratar celulite, flacidez, pálpebras (olheiras), estrias, auxilio na queima de gordura e rejuvenescimento facial e corporal. As aplicações mais populares da carboxiterapia são para o combate da celulite, gordura localizada e flacidez.
A carboxiterapia trabalha em duas maneiras complementares. Primeiramente o dióxido de carbono “mata” mecanicamente células de gordura, provocando uma “lise” dos adipócitos. Por segundo, tem também um efeito vasodilatador forte nos capilares da área injetada levando a um fluxo maior e mais forte do sangue à área, que significa mais oxigênio. O resultado final é menor quantidade de células de gordura (adipócitos) e tecidos subcutâneos mais firmes.
Não, causa somente um pouco de desconforto. É comum um ardor na hora da aplicação e leve coceira logo após. Alguns pacientes podem experimentar uma sensação de descolamento da pele no local da injeção. Desaparece dentro de alguns segundos. Em conseqüência da circulação aumentada, a área que cerca o local da injeção pode sentir um aumento de temperatura local por 10 a 20 minutos.
Os efeitos são vistos após algumas semanas, quando ocorre a maior produção do colágeno, retração e queima da gordura. O resultado esperado e a frequência das aplicações dependem do tipo de pele, biótipo do paciente, grau da alteração a ser tratada e deverão ser discutidos em avaliação.
Entre 10 e 20 sessões são necessárias. Idealmente devem ser realizadas de 2 a 3 sessões por semana . Isto dependerá da extensão da celulite ou gordura localizada. Cada sessão dura entre 30 a 45 minutos.
Isto depende inteiramente de você. Se você escolher seguir uma dieta saudável complementada pelo exercício regular, a celulite pode permanecer afastada por anos.
A ação da carboxiterapia é baseada em dois mecanismos:
– Sabidamente um potente vasodilatador, o gás carbônico aumenta o fluxo de oxigênio para os tecidos (pele, gordura) ao melhorar a circulação no local da aplicação. Um tecido mais bem oxigenado queima mais gordura, cicatriza melhor, produz mais colágeno;
– O segundo mecanismo de ação se deve à distensão da pele pelo gás, isso leva a uma retração do tecido distendido e conseqüente melhora da flacidez.
Sim, como qualquer procedimento médico. Entre elas estão: doença grave dos pulmões ou coração (que comprometem a eliminação normal do gás), infecção no local de aplicação, gravidez, hipertensão grave, anemia.
Depende do tipo de alteração que esta sendo tratada e da sua gravidade. Geralmente os resultados começam a ser notados depois de 5 sessões, quando ocorre a maior produção do colágeno, retração e queima da gordura.