abr 14, 2014 Notícias
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) irá substituir todos os radares de fiscalização eletrônica da cidade até o final do ano. Além disso, está prevista também a ampliação de 40% do sistema de controle digital do trânsito.
A nova safra de controladores eletrônicos será capaz de fiscalizar nove tipos de infração diferentes. Entre elas excesso de velocidade, circulação em dia de rodízio, avanço de sinal vermelho, licenciamento atrasado, situação da inspeção veicular e registros sobre queixa de roubo ou furto.
Em 2013 foram registradas pela CET, 10.153.567 autuações, com média histórica de 136.000 multas por hora, contabilizando uma arrecadação de 850 milhões de reais. Valor que cobre com folga o investimento de 530 milhões de reais a ser feito na substituição dos radares antigos, em funcionamento desde 2006. Com os novos aparelhos estima-se que o governo receba 1,2 bilhão de reais só em multas.
Com a ampliação do monitoramento será possível destinar parte dos equipamentos da CET para fiscalização de vias periféricas. Mas a maior parte desta geração de controladores de tráfego irá mesmo para os corredores de ônibus. Entre 2012 e 2013 foram arrecadados 21 milhões de reais apenas em autuações por invasão de corredores.
Contra as críticas ao aumento da “indústria de multas”, a CET diz que um dos objetivos é controlar o tráfego de motocicletas, as campeãs de acidentes em grandes vias. Além de multarem, os novos dispositivos coletarão informações sobre condições do trânsito, que disponibilizadas na internet, auxiliarão a desafogar pontos de congestionamento. Outro fator muito debatido é a falta de sinalização nas áreas dos fiscais eletrônicos. Se o usuário sentir-se lesado por aparelhos “escondidos”, ele pode solicitar uma reavaliação da instalação no Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O aumento da área de restrição de circulação também é uma das justificativas para a ampliação do sistema. Contudo, ainda não há data para que o perímetro do rodízio seja ampliado.
As informações são de Veja São Paulo.
Imagem destacada: Levi Ribeiro
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