Existem diversos tipos de atletas amadores. Desde quem corre para entrar em forma e cuidar da saúde, até aqueles que arriscam um pouco mais e buscam a superação de seus próprios tempos em provas… amadoras.
Este último grupo é subdividido em iniciantes, intermediários, avançados e bem avançados. Mas todos são amadores. Existe uma grande diferença em conseguir bons tempos pessoais e até entre amigos do que comparar-se a atletas profissionais.
Um profissional é dedicado inteiramente a prática do esporte que escolheu. Ele literalmente vive disso. Na maioria das vezes a escolha acontece pela facilidade na prática, o chamado talento. Depois são necessárias uma série de competências físicas como por exemplo o VO2, desenvolvimento pulmonar que eleva o volume máximo de oxigênio que o corpo consegue absorver do ar.
Atletas profissionais ganham para fazer o que fazem, ou seja, eles têm muita disciplina, foco, alimentação apropriada, hidratação adequada, etc. Ao contrário de quem corre muito, mas não se preocupa com fatores externos, fundamentais na preparação do corpo para o esforço.
Amadores, por mais bem preparados que sejam não suportam cargas tão duras quanto os profissionais. Mas todos podem, e devem, treinar buscando sempre superar limites. Mas sem pular etapas.
Exercite-se com moderação. Do contrário, o menor dos efeitos será uma lesão. Podendo acarretar em problemas graves a longo prazo.
Lembre-se que todo o avanço deve ser feito gradualmente.
–