Mancha em vinho do Porto são manifestações congênitas compostas por ectasias dos vasos sanguíneos presente na derme. Cerca de 0,5% dos recém nascidos são acometidos com essas manchas. Com o passar dos anos o paciente tende a ficar com escurecimento e espessamento da derme, podendo evoluir com nodulosidade.
O tratamento a laser é a primeira opção e seu resultado depende da tecnologia envolvida, idade do paciente e localização. O principio do tratamento é semelhante ao tratamento para teleangiectasias e manchas vasculares, exige um laser que possua afinidade pela oxiemoglobina, levando a fototermolise seletiva a promover a fotocoagulação dos vasinhos envolvidos.
As principais tecnologias envolvidas no tratamento são a luz pulsada e o laser de YAG pulso longo. São necessárias cerca de 6- 10 sessões, ou mais, conforme a necessidade. No entanto, já é possível observar um resultado significativo após uma única aplicação.
O Laser de Yag tende a ser mais efetivo: melhores resultados com menor número de sessões. No entanto, o tratamento é um pouco mais agressivo, mas nada que impeça o retorno de imediato as atividades normais. A criança preferencialmente deve ser tratada sob sedação, lembrando que quanto antes o tratamento, menor o impacto psicológico.