A companhia portuguesa de dança Vortice vem a São Paulo para única apresentação do espetáculo “Drácula” no dia 26 de março no Teatro Bradesco.
A coreografia assinada por Rafael Carriço e Cláudia Martins, que encarnam também os protagonistas da história, encena não só a obra de Bram Stocker, mas também outras histórias atuais ou não de horror. Um dos personagens faz referência, por exemplo, a Baronesa Bathory. Renomada condessa húngara que entrou para a história não por causa de sua nobreza, mas pelos crimes hediondos com requintes de tortura, executados por puro prazer.
Criado em co-produção com a Ópera e Ballet da Macedônia, “Drácula” é um espetáculo de dança forte e impressionante. Já na cena incial, uma árvore branca flutuante e um homem desnudo atingido por um fio de sangue vindo dos céus imprime dramaticidade suficiente para chocar a plateia e prender a atenção no que está por vir. Envolto no mundo dos vampiros, o espetáculo enfatiza atos de egoísmo e embates cruéis que não conhecem dó, nem piedade, além é claro, da sede por sangue dos mortos vivos.
A escolha musical abrange um variado espectro que vai de Sergei Rachmaninov (pianista, maestro e compositor, 1873 – 1943) a Philip Glass (compositor erudito contemporâneo), tudo para envolver o público em um universo particularmente “vampiresco”. Os figurinos assinados por Cláudia, completam a atmosfera soturna, aparentes nas suas texturas, cores e movimentos. Com monumentalidade ela manipula cada traje com destreza, tornando-os vivos e atuantes. Em uma das cenas, Cláudia parece flutuar sustentada por um bailarino invisível, coberto por uma longa rabona vermelha.
“Drácula” tem pitadas de comédia, de enigma e até de volúpia. E exige também da parte atlética dos bailarinos. Em um esforço exacerbado até mesmo para os padrões de um espetáculo de dança, quatro homens ficam pendurados de cabeça para baixo em trapézios.
Vlad Tepes III, o Drácula, foi imortalizado por Bram Stocker, na virada do século 1800 para 1900, transformando o empalador em um vampiro de poderes ancestrais.
Serviço Dança Drácula por Vortice Dance Company:
Quarta-feira, 26 de março, às 21h – única apresentação
De R$ 80 a R$ 200
Endereço Teatro Bradesco:
Bourbon Shopping São Paulo
Rua Turiassú, 2100 – 3º Piso
Horário de atendimento da bilheteria:
Segunda a Sábado das 12:00 às 20:00
Domingo das 12:00 às 19:00.
Ou através do Site da Ingresso Rápido (sujeito a taxa de conveniência)