Fundada em 1988 em Tampa, na Flórida, o Outback tem mais de 1.000 restaurantes espalhados por 22 países. Detalhe: nove das dez lojas que mais arrecadam em todo o planeta estão no Brasil, quatro delas na cidade de São Paulo. E há três anos o Outback do Center Norte é a loja que mais fatura no mundo. A última campeã havia sido a filial carioca de Botafogo.
Os dados sobre o faturamento são confidenciais, mas é possível ter uma ideia dos valores arrecadados. Por mês, são 3.000 litros de chope (16 reais a caneca grande), 5.000 cebolas fritas (34 reais a unidade) e 14 toneladas de costela de porco (47,50 reais a porção). Essa conta, somada aos preços dos outros itens do cardápio demonstra bem a dimensão da conquista.
O Outback do Center Norte foi inaugurado em dezembro de 2004, pelo piauiense Ignácio Mello, ex-marketing do McDonald’s. Ele investiu na época o equivalente a 60 000 reais (valor mínimo em ações) e encarou o desafio junto com 130 funcionários com a incrível tarefa de atender 360 lugares dispostos em 820 metros quadrados, a maior da cidade.
A filial ostenta também o título de maior venda média por assento do mundo. Para isso, além de seguir as estratégias gerais da rede, o empresário traçou um plano agressivo para conquistar parte das 80.000 pessoas que circulam diariamente pelo shopping.
O restaurante abre em datas como 25 de dezembro e 1º de janeiro. O jantar tem horário estendido quando há feiras e convenções na região. Como não são aceitas reservas, para minimizar a espera, o Outback do Center Norte foi ampliado em 2010. E há um ano, começou a abrir mais cedo, às 11h30, para aumentar a rotatividade no almoço.
Um dos fatores que impulsionam o desempenho do Outback é o preço competitivo. “Temos um tíquete médio de R$ 42”, conta Salim Maroun, presidente da rede no país. Neste ano, o Outback investirá 70 milhões em projetos de expansão no Brasil.
As informações são da Veja São Paulo.