fev 28, 2014 Turismo
A Praça Ramos de Azevedo está localizada junto ao Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, formando um grande espaço livre público. Ao lado do Teatro Municipal de São Paulo, do Prédio Alexandre Mackenzie (Shopping Light) e do Viaduto do Chá, a praça compõe um conhecido cartão-postal da cidade.
Famosa por abrigar o Teatro Municipal de São Paulo, a praça nasceu junto com seu mais famoso residente, em 1911. Naquela época era conhecida como Esplanada do Teatro, por causa do projeto do engenheiro Vitor da Silva Freire que fazia parte do conjunto de obras para urbanização do Vale do Anhangabaú. Antes da chegada do teatro, a região abrigava cortiços, demolidos com a famosa edificação.
O projeto do Teatro Municipal foi desenvolvido pelos arquitetos italianos Domiziano Rossi e Cláudio Rossi, que trabalhavam no escritório de Francisco de Paula Ramos de Azevedo. Foi incluído no subsolo do teatro um conjunto de passagens tunelares com saída para a praça. Tais passagens foram originalmente construídas com a intenção de promover ventilação ao teatro.
O local passou a ser conhecido como Praça Ramos de Azevedo apenas em 1928, em homenagem ao famoso arquiteto. P local foi um importante centro de manifestações nos anos 60 e 70, tendo sediado diversas passeatas. Além de uma estátua de Ramos de Azevedo, a praça possui a famosa “Fonte dos Desejos”, com imagens de referência a Carlos Gomes, compositor de óperas brasileiro.