O Parque Alfredo Volpi está localizado no bairro de Cidade Jardim, distrito do Morumbi. Com uma área de 142.432 m², o parque tinha o nome de Bosque do Morumbi, e foi criado nos anos 1970 visando a preservação ambienta de uma área remanescente de vegetação da Mata Atlântica em meio a cidade. O local passou a se chamar Alfredo Volpi em homenagem ao “pintor das bandeirolas”.
O parque conta com uma rica fauna e flora, além de três lagos, alimentados por uma nascente natural, playground, estacionamento, bebedouros, bicicletário, monjolo, mesas, bancos, sanitários, aparelhos de ginástica, Trilha natural (1500 metros) e Pistas de cooper (1000 e 1500 metros).
O projeto paisagístico do parque teve por base, em 1966, uma proposta realizada pela paisagista Rosa Grena Kliass, com colaboração do arquiteto Carlos Welker e do botânico Helmut Shlik, responsável pelo levantamento florístico da área. O projeto aproveitou as clareiras naturais do local para implantação das áreas de recreação infantil.
Os visitantes podem conferir, em certas épocas do ano, a presença de aves migratórias, como a garça branca, a garça grande e a irerê. Além disso, o parque abriga gansos, marrecos, pica-paus, gaviões, tucanos, gambás, saguis, bicho-preguiça, caxinguelês, pequenos lagartos e cobras não venenosas. O parque atualmente conta com 291 espécies de flora, sendo 12 dessas ameaçadas de extinção e 11o espécies de fauna.
Endereço: Rua Eng. Oscar Americano, 480 – Morumbi.
Telefone: (11) 3031-7052
Entrada e estacionamento gratuitos.
Funcionamento: Diariamente, das 6h às 19h.