Viaduto Santa Ifigênia: 100 anos no centro de São Paulo

O Viaduto Santa Ifigênia está localizado no centro de São Paulo, e tem uso exclusivo para pedestres. O viaduto, que tem estilo arquitetônico art nouveau, é uma das principais ligações dos pontos mais altos do centro de São Paulo, passando sobre o Vale do Anhangabaú e a avenida Prestes Maia.

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A história do Viaduto Santa Ifigênia começa em 1901, quando foi apresentado à Câmara Municipal um projeto de viaduto que ligaria o Largo São Bento ao Largo Santa Ifigênia. Seria o segundo viaduto a transpor o Vale do Anhangabaú, já que já existia o Viaduto do Chá.

A construção começou em 1910 e foi concluída em setembro de 1913, sob a gestão do prefeito Raymundo Duprat. Sua estrutura foi totalmente fabricada na Bélgica. O principal motivo para criação do viaduto era melhorar o trânsito de carros e carruagens que enfrentavam a ladeira da Av. São João, além de melhorar o trânsito das Ruas XV de Novembro e São Bento, por onde passavam os bondes.

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Na década de 1970 a estrutura foi protegida por Lei Municipal de Zoneamento. No final da mesma década o Viaduto passou por uma reforma que recuperou sua estrutura e passou a ser exclusivo para passagem de pedestres. Com essa reforma, as luminárias foram substituídas por lumínárias antigas, o calçamento passou a ser de pastilhas coloridas e foi colocada uma escada que dá acesso ao Vale do Anhangabaú.

O Viaduto Santa Ifigênia, importante cenário histórico do centro de São Paulo, foi até tema para um samba de Adoniran Barbosa.

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