fev 21, 2014 Mundo
Salman Amin Khan, ou apenas Sal Khan, é um americano mestre em ciência da computação pelo MIT e ex-investidor multimercado (fundos de altíssimo risco). Atualmente ele é fundador e diretor executivo da Khan Academy. Uma plataforma on-line de estudos totalmente gratuita, aplicada às mais variadas áreas do conhecimento.
O tamanho da plataforma pode ser dimensionado quando se pensa em uma biblioteca de conteúdos que abrange desde matemática, biologia, química e física, até temas bem específicos como a análise do quadro “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci.
A ideia surgiu quando Sal começou a ensinar matemática a sua prima através da internet. De repente, outros parentes e amigos começaram a buscar sua lições e foi então que ele decidiu que seria mais prático distribuir os tutoriais no YouTube. Com o aumento exponencial de acessos, Khan deixou seu emprego para se concentrar na nova função. Desde a sua criação em 2006, 0 objetivo maior é ensinar pessoas em áreas isoladas da África e da Ásia.
Todos os recursos da Khan Academy estão disponíveis para todos. Alunos, professores, diretores, adultos voltando à sala de aula após 20 anos ou um leigo interessado em qualquer coisa.
As aulas são feitas através de vídeos e separadas por área de interesse. Após as visualizações, é possível realizar exames e ganhar medalhas de certificação. O perfil de cada usuário contém as informações sobre seus estudos e sobre quais medalhas ele já ganhou e das quais pode se gabar.
Em 2012 Sal Khan foi considerado pela Time uma das pessoas mais influente do mundo. Bill Gates, já se pronunciou em favor da Khan Academy, relatando que costuma utilizar a plataforma para ensinar seus filhos. E em 2010, o Google investiu alguns milhões para apoiar a criação de mais cursos e permitir que a Khan Academy traduza sua biblioteca principal para os idiomas mais falados do mundo.
O projeto está em evolução, mas infelizmente nem todo o site possui tradução. O “Smart History”, por exemplo, possui conteúdo em inglês voltado para o ensino da história da arte. A ferramenta conta com cerca de 500 vídeos (alguns com legendas em português, além de outros idiomas) sobre diversas épocas, estilos e artistas. Andy Warhol, o ícone da Pop Art, está entre os vultos analisados na Khan Academy.
Acesse https://pt.khanacademy.org/