Nevralgia do Trigêmio é caracterizada pela sensibilidade no rosto

0
1

A nevralgia do trigêmio é uma espécie de distúrbio do sistema nervoso, em que o paciente apresenta uma sensibilidade extrema na região do rosto. Isso acontece por conta de uma disfunção do nervo trigêmio, estrutura que desempenha função motora e principalmente sensitiva. Ele está presente em três regiões distintas do rosto, denominadas divisão oftálmica, divisão maxilar e divisão mandibular.

Sintomas

O sintoma mais marcante da Nevralgia do Trigêmio é a sensibilidade no rosto, o que gera dores extremas. Atritos leves, como o toque de um dedo no rosto ou a sensação do vento podem causar dores e desconforto no paciente. O movimento realizado pelo maxilar ao comer ou falar também estimula as dores.

Diagnóstico

O diagnóstico é definido a partir da análise das dores sentidas pelo paciente, bem como sua idade e histórico médico. Exames de imagem também devem ser realizados.

Com a ressonância magnética do encéfalo, é possível visualizar descompressões do nervo por parte de outra estrutura vascular ou até uma lesão tumoral próximo ao trigêmio.

Tratamento

A primeira tentativa de tratamento é feita com medicamentos que irão amenizar as dores do paciente. Se o tratamento medicamentoso se mostrar ineficiente, opta-se por intervenções cirúrgicas.

A técnica utilizada nesse caso é a rizotomia percutânia do trigêmio, que pode ser aplicada por radiofrequência ou por trauma mecânico. Através da radiofrequência, as fibras nervosas do trigêmio são danificadas pela termocoagulação. Já o trauma mecânico realiza uma compressão do gânglio trigeminal, utilizando uma cânula acoplada a um balão que é inflado contra a estrutura.

Veja também: Tratamento para Nevralgia do Trigêmio em Porto Alegre