Telangiectasias são pequenos vasos sanguíneos que se alargam na pele. Normalmente eles não são nocivos, mas, muitas vezes, podem estar associados a algumas doenças. Elas podem se desenvolver em qualquer parte do corpo, mas são normalmente mais perceptíveis na pele, nas membranas mucosas e nos brancos dos olhos. Algumas telangiectasias podem causar sangramentos, mas são exceção.
As principais tecnologias para tratamento de telangiectasia da face são a luz pulsada e o Laser de Yag pulso longo. A luz pulsada apresenta resultados satisfatórios em eritema difuso e o Yag pulso longo com melhores resultados nas telangiectasias individuais.
Geralmente são indicadas de 3 a 6 sessões, mas algum grau de melhora já pode ser visualizado com apenas uma sessão, embora a recorrência seja possível.
O Laser de Yag pulso longo tem sido a principal escolha no tratamento das telangectasias individuais, podendo penetrar mais profundamente, de 4 a 6 mm. Este laser possui um resfriamento epidérmico para proteger a parte superficial da pele, permitindo que seja utilizada uma maior fluência do laser com resultados mais satisfatórios em vasos profundos. O comprimento de onda deste laser possui uma afinidade de absorção pela oxiemoglobina, tornando este um laser específico para tratamento das telangiectasias.
A Luz Pulsada é um sistema que emitir luz com comprimento de onda entre 55- 1200 mm. O comprimento de onda pode ser selecionado com utilização de filtros especiais ou handpiece – cada comprimento de onda é mais especifico para determinado tratamento, como manchas hipercromicas, manchas vasculares, rejuvenescimento facial pela estimulação de colágeno. Para fins de tratamento vascular geralmente é necessário um maior numero de sessões se comparado ao Yag. A vantagem desta tecnologia é atuar concomitantemente no foto rejuvenescimento, lesões pigmentares por melanina ou manchas vasculares.