fev 12, 2014 Entretenimento, Espetáculos
Está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil o espetáculo “Vingança – O Musical“. Baseado na vida e obra de Lupicínio Rodrigues (1914 – 1974) cantor e compositor porto-alegrense que se consagrou narrando a dor-de-cotovelo através do samba-canção.
Vingança, é dirigido por André Dias e foi idealizado por Anna Toledo, que também está no elenco. A história recria através da música e do drama, o universo de paixões descrito nas músicas do compositor. As canções de Lupicínio eram feitas da noite, de paixões impossíveis, da boemia alegre e dos desencontros amorosos. O musical conta a história de três triângulos amorosos muito bem intricados, abalados por uma empregada doméstica que revela os romances e expõe patrões e amantes a um conflito surpreendente.
A música “Vingança” foi o maior sucesso comercial do inventor da expressão “dor-de-cotovelo”, termo utilizado em uma das suas crônicas no Jornal Última Hora.
Boêmio, Lupicínio foi proprietário de diversos bares, que seguidamente ia abrindo e fechando. Tudo apenas para ter, antes do lucro, um local para encontro com os amigos. Deixou cerca de uma centena e meia de canções editadas; outras centenas que compôs foram perdidas, esquecidas ou estão à espera de quem as resgate. Torcedor do Grêmio, compôs o hino do tricolor em 1953. Na ocasião da sua morte, em agosto de 1974, os bares de Porto Alegre permaneceram fechados em homenagem ao seu boêmio mais ilustre.
Lupicínio Rodrigues foi um músico pré-Bossa Nova, gravado e interpretado por dezenas de cantores desde sua época até hoje. Teve suas músicas gravadas por estrelas do rádio como Francisco Alves, Ciro Monteiro e Linda Batista.
Nos anos 70 sua música foi redescoberta pela geração Tropicalista e MPB: Caetano Veloso gravou “Felicidade”, Gal Costa gravou “Volta”, Gilberto Gil gravou “Quem Há de Dizer”, Elis Regina gravou “Maria Rosa” e “Cadeira Vazia” e Paulinho da Viola fez sucesso com “Nervos de Aço”.
Atualmente, suas canções continuam a fazer sucesso nas vozes de Caetano Veloso, Maria Bêthania, Gal Costa, Paulinho da Viola, Elza Soares, Fábio Junior, Ivete Sangalo, Marcelo Camello e Arnaldo Antunes.
“Toda vez que uma mulher me trai, eu ganho dinheiro”, costumava dizer Lupicínio Rodrigues, afirmando que só escrevia sobre experiências vividas por ele ou por seus amigos. Apesar de tantas aventuras amorosas, o cantor foi casado desde a juventude com apenas uma única mulher.
Ingressos R$ 10 (meia-entrada disponível)
Site da Ingresso Rápido ou televendas (11) 4003-1212
Quartas, quintas e sextas até o dia 18 de abril
Às 20h
Endereço CCBB:
Rua Álvares Penteado, 112
Centro – CEP: 01012-000
São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3113-3651/3652