Espectro do Vermelho, exposição de Maurício Ianês, se apropria e distorce a forma e o significado das bandeiras, tecendo uma crítica acerca do patriotismo e da idéia abstrata de nação, de sociedade, e da representação da comunidade por meio de um simbolo. A exposição segue, na Galeria Vermelho, até o dia 1º de março.
O interesse de Mauricio Ianês por campos diversos da cultura o levou a transitar pela moda, pelo audiovisual e pelas artes plásticas. As vinte e seis bandeiras dos estados brasileiros, além da de Brasília, foram reproduzidas com tecido vermelho, e seus emblemas bordados também em vermelho, distorcendo e descaracterizando, dessa forma, seu conteúdo político.
A Galeria Vermelho é especializada em arte contemporânea, foi idealizada por Eliana Finkelstein e Eduardo Brandão e projetada em 2002. A entrada discreta não revela seu interior amplo, feito da junção de algumas casas. Há ainda um pátio, palco de eventos como o Verbo – mostra de performance que o endereço promove todos os anos. O projeto Tijuana – feira de livros de arte, vídeos, catálogos – é outro exemplo. O restaurante Sal também faz parte da Galeria.
Serviço Galeria Vermelho:
Endereço: Rua Minas Gerais, 350 – Consolação.
Telefone: (11) 3257 2033 e (11) 3138 1520
Funcionamento: De terça a sexta, das 10h às 19h. Sábado, das 11h às 18h.
Ingresso: Gratuito
Site: http://www.galeriavermelho.com.br