Mesmo sabendo das funções que os pelos exercem, a procura por uma depilação definitiva só aumenta, tanto entre as mulheres como entre os homens. A busca por outras técnicas, como a depilação definitiva, é utilizada para fugir da tortura da depilação com cera, além de trazer maiores praticidades.
Na verdade, não existe uma depilação totalmente definitiva, visto que o procedimento é feito nos pelos já existentes e não nos que virão. A tendência, com o decorrer das sessões, é de que os pelos nasçam cada vez mais finos e em menor quantidade.
Considerada uma forma de higiene pessoal, a depilação permanente, às vezes, é classificada apenas como uma vaidade feminina ou masculina. Contudo, essa técnica é útil para evitar a ocorrência da foliculite, infecção comumente conhecida por pelos encravados.
Os resultados obtidos pela depilação definitiva são variáveis. Com uma média de quatro a seis sessões, podemos obter um resultado permanente da depilação, embora devam ser levadas em consideração a localização, a profundidade, a cor e a resposta de cada organismo de cada paciente.
Como é realizado o processo de depilação definitiva?
O princípio da ação do laser na derme é fototermólise seletiva, que age de forma com que algumas estruturas do corpo captem mais calor e energia do que outras, quando submetidas à exposição da luz. No caso da depilação definitiva, a melanina presente no pelo recebe a maior parte desta energia, enquanto a pele recebe uma menor quantidade. Isso é causado pela grande quantidade de melanina existente no pelo e em sua base.
A depilação definitiva ocorre de fato quando a energia passa através do pelo e é transmitida ao folículo piloso, estrutura que produz o pelo, que acaba sendo destruído. Dessa forma é eliminada a possibilidade de geração de um novo pelo naquele duto. Os pelos que não são eliminados na hora crescem lentamente, mais claros e finos.
Quais os riscos da depilação definitiva?
Assim como em qualquer outro procedimento estético, alguns cuidados devem ser levados em conta. As peles mais bronzeadas, morenas e negras necessitam de maior precaução com as aplicações, uma vez que o laser é atraído pela melanina. Em virtude disso, as chances de formação de manchas e queimaduras são maiores do que em pessoas de pele clara. Mas, ainda assim, isso não se configura em um problema, já que é possível controlar a emissão de luz, que nesses casos, deve ser diminuída. Com isso, aumentando o número de sessões.
No caso de aparecerem queimaduras, poderão surgir bolhas, manchas, vermelhidão, cascas, etc. Portanto, é importante o cuidado na escolha de um profissional com bastante conhecimento e domínio do equipamento.
Depilação definitiva masculina
O número de homens que procuram a depilação definitiva está crescendo. E são vários os fatores que provocam essa mudança. Seja para diminuir o volume dos pelos, questões de estética e higiene, ou simplesmente pela praticidade, esse procedimento não faz mais só parte do universo feminino.
Esta técnica pode ser aplicada em várias partes do corpo, dependendo do resultado que o paciente queira obter. Dentre as inúmeras vantagens para os homens, uma das mais aparentes é a utilização deste procedimento na barba, possibilitando a diminuição do tempo perdido e do incômodo, além de evitar o aparecimento da foliculite, infecção que tem como causa os pelos encravados.
As aplicações são doloridas?
Para a eficácia da depilação definitiva é necessário atingir uma temperatura de no mínimo 60ºC, o que causa certo desconforto. Para amenizar a sensação algumas clínicas utilizam alguns anestésicos tópicos, gelo em forma de rolos, criogênio em spray, além de equipamentos de crioterapia. Depois da aplicação não há dor, mas a pele fica avermelhada e pode ficar, também, irritada em pessoas sensíveis.
Estrutura da haste do pelo
Cutícula: camada mais externa constituída por células em plaquetas, encaixadas, totalmente queratinizadas e sem pigmento, assemelham-se a escamas coesas mediante um cimento rico em ácidos aminados.
Córtex: camada intermediária que ocupa maior parte do pelo, formado por células epiteliais fusiformes, é rica em melanina, e é responsável pela coloração do pelo.
Medula: parte central do pelo constituída de pelos madu ros. É formada por uma ou duas camadas de células sem núcleos. O pelo possui a capacidade de crescer até determinado ponto, podendo cair e ser eliminado normalmente. Quando isso ocorre, outro pelo é gerado, obedecendo as fases do ciclo biológico.
Ciclo do pelo: O crescimento do pelo não se dá de forma continua, ocorrendo alternância de fases de crescimento e repouso, que constituem o ciclo do pelo.