Quando tumores se alojam em certas partes do corpo humano, em alguns casos pode ocorrer um desprendimento de algumas células da lesão. Essas células são levadas pela corrente sanguínea até outra região do corpo, formando outra tumor. Esse processo é chamado de Metástase.
A Metástase Cerebral ocorre quando as células que se desprendem do tumor primário, tumor de origem das células metastizadas, e se alojam no cérebro. Câncer de mama, pulmão e pele comumente têm suas células realojadas no cérebro.
Sintomas
Os sintomas da Metástase Cerebral variam de acordo com o tamanho e a localização do tumor. O local mais comum de alojamento dos tumores é a região periférica, pois chegam ao cérebro através da circulação terminal dos vasos.
Quando encontrados próximo ao cerebelo, região responsável pelo equilíbrio e coordenação motora, apresentam sintomas como náuseas, vômitos, dores de cabeça pela manhã e alteração do nível de consciência.
Diagnóstico
Um exame físico do paciente já pode apresentar indícios da doença. Se houver suspeita, realizam-se exames de imagem, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética do encéfalo com contraste.
Tratamento
O estado clínico do paciente, idade e o histórico da doença influenciam na escolha do melhor tratamento, não há um padrão a ser seguido. A retirada cirúrgica é recomendada quando o paciente está em bom estado físico e o tumor está em um local de fácil acesso. Já a radioterapia é a técnica escolhida quando as lesões são mais profundas e são de difícil acesso.
Veja também: Tratamento para Metástase Cerebral em Porto Alegre