Balé da Cidade de São Paulo, realiza estreia com espetáculo triplo

O Balé da Cidade de São Paulo, abre a temporada 2014 do Theatro Municipal com a estreia da coreografia “Cantata”, de Mauro Bigonzetti. O programa, que também traz remontagens de “Cantares”, de Oscar Araiz, e “Abrupto”, de Alex Soares, estreia no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade, e faz curtíssima temporada até o dia 29.

“Cantata” é a estreia da noite, e como de costume, a ultima coreografia a ser apresentada. A primeira encenação foi feita pelo Ballet Gulbenkian, no Teatro Municipal Rivoli, na cidade do Porto, Portugal, em 2011.

Agora em palco brasileiro, a montagem homenageia a cultura e a tradição musical italiana entre 1700 e 1800, que vão de canções de ninar até serenatas napolitanas. Nesta obra, criada após encontro com um grupo de músicos de Nápoles e Puglia, dança e música se misturam fortemente, trazendo para o cenário típicas cores vibrantes do Sul da Itália, evocando a beleza do Mediterrâneo. Força, gestual marcante e ritmo frenético são as principais características dessa montagem, a segunda que o coreógrafo italiano Mauro Bigonzetti trabalha com o Balé da Cidade.  “Cantares”, de Oscar Araiz, que também integra o programa, é uma peça para mulheres sobre a temática do feminino e hispânico. É parte de um conjunto de quatro coreografias que formam a obra “Ibérica”, inspirada na poesia, na pintura e na música da cultura peninsular.

registro de cantares
“Cantares” Foto: Sylvia Masini

A terceira coreografia que compõe o espetáculo, “Abrupto”, é ambientada por duas músicas contrastantes compostas em épocas distintas pelo estoniano Arvo Part, retratando o momento de uma catarse e o desdobramento que ocorre imediatamente após esse evento – o estado de esgotamento, liberação e ampliação de consciência daquilo que acaba de ocorrer. Em outras palavras, é encenada a capacidade de resiliência. Sob direção artística de Iracity Cardoso, o Balé da Cidade apresentará ao público, ao longo do ano, um total de nove coreografias, sendo seis delas inéditas.

Serviço Balé da Cidade de São Paulo: 

De 25 a 29 de janeiro 2ª, 4ª e Sáb., 20h Dom., 18h R$ 20 a R$ 60 Horário de funcionamento da bilheteria: De segunda a sexta das 10h às 19h. Sábados, domingo e feriados das 10h às 17h, ou até a hora do espetáculo. Nos espetáculos noturnos, até o início do evento. Informações: 11 3397-0327 Para a aquisição de ingressos no dia do evento, chegar à Bilheteria com pelo menos 30 minutos de antecedência. Ou compra pelo site da Ingresso Rápido. Endereço: Theatro Municipal de São Paulo Pça. Ramos de Azevedo, s/nº, Centro   –

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img