Foi anunciada a programação do 45.º Festival de Jazz de New Orleans, um dos maiores e mais tradicionais eventos de música, gastronomia e folclore dos Estados Unidos que este ano homenageará o Brasil. Eric Clapton, Bruce Springsteen, Public Enemy, Phish, Robert Plant, Santana, John Fogerty, Arcade Fire, Alabama Shakes e outros estão entre as mais de 400 atrações principais da mostra, que será realizada de 25 de abril a 4 de maio.
A homenagem ao Brasil será feita com grupos musicais, artesãos, exposições de fotos, comida, dança, paradas de bonecos e outras manifestações. O nosso país terá um lugar de destaque no Cultural Exchange Pavilion (CEP), estabelecido em 1996 para celebrar a ancestralidade da cultura de New Orleans.
Samba, afoxé, forró, congada e outros ritmos transformarão a área do festival, o tradicional hipódromo da cidade onde se distribuem os mais de 10 palcos. Entre outros, vão se apresentar Os Negões e BaianaSystem da Bahia (foto), Tizumba & Tambor Mineiro de Minas Gerais, Afoxé Omô Nilê Ogunjá de Pernambuco e Forroteria, um grupo de forró baseado nos Estados Unidos. O Casa Samba e outros grupos completarão o elenco, além dos bonecos gigantes de Olinda.
Haverá ainda demonstrações de capoeira com o grupo Ginga Mundo Capoeira da Bahia e seus convidados especiais. Membros do Maracatu de Baque Solto de Pernambuco, farão apresentações, além de mamulengueiros (bonequeiros) de Olinda e outras manifestações culturais. No já tradicional festival de comida do Sul dos Estados Unidos, haverá o tradicional acarajé para os espectadores.
No ano passado já estiveram no evento o grupo baiano Malê Debalê e o cantor Magary Lord (cujos shows foram financiados com dinheiro público – uma plaquinha na lateral do palco informava que os patrocinadores eram o State Secretariat for Culture da Bahia e o Brazilian Government).
A curiosidade é que o festival é feito para a família, pais passeiam com seus filhos durante a maratona de shows que não passa das 19h.
Com informações do jornal “O Estado de São Paulo”