Tumor é o termo utilizado para definir uma concentração anormal de tecido em alguma região do corpo. O organismo humano perde e cria novas célula diariamente. Os proto-oncogenes são os genes responsáveis pela divisão celular, conhecida como mitose. Por conta de uma mutação genética, o proto-oncogene transforma-se em oncogene, parando a eliminação das células antigas e ainda multiplicando-as.
Essa mutação genética pode ser causada por fatores biológicos, como algum vírus, fatores físicos, como exposição excessiva da pele ao sol, e substâncias tóxicas ingeridas pelo organismo, como o tabaco e o álcool.
Os tumores são classificados em duas categorias: benignos e malignos. Os tumores benignos não apresentam chances de metástase, ou seja, não irão gerar outra formação tumoral em outra região do corpo. Apresentam um crescimento mais lento e não são considerados cancerígenos.
Os tumores malignos, por outro lado, se multiplicam de maneira descontrolada. São considerados cancerígenos e apresentam uma grande ameaça para o organismo. Por apresentarem um tamanho maior, tumores malignos podem romper membranas dos vasos, depositando células cancerígenas na corrente sanguínea. Essas células irão se alojar em outra área do corpo, formando outro tumor.
Tipos de tumor:
Carcinomas: São os tumores mais comuns, malignos e com grande possibilidade de metástase. Originam-se nas células epiteliais, principalmente no pulmão, estômago, bexiga, mama, próstata, ovários e pele.
Sarcomas: Tumores mais comuns em crianças e adolescentes. Originam-se nos ossos, cartilagens, gordura, músculos, vasos sanguíneos e tecidos moles em geral. São tumores malignos, sendo os mais comuns o osteosarcoma e sarcoma de Kaposi.
Leucemias: É um tipo de tumor maligno que afeta o sangue. As células normais do sangue são substituídas por células blásticas, mais jovens. Isso prejudica a produção glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. É o tipo de câncer mais comum entre crianças.
Linfomas: São tumores malignos que afetam o sistema linfático, podendo se espalhar por todo o corpo. Os mais comuns são o linfoma de Hodgkin, que surge na célula de Reed-Sternberge, e o linfoma de não-Hodgkin, que surge em outras células do sistema.
Sistema Nervoso Central: Tumores que se originam no cérebro e afetam o sistema nervoso. Os mais comuns são os meningiomas, meduloblastomas e glioblastomas, o tipo mais recorrente de tumor no cérebro.
Existem diversos tratamentos para os vários tipos de tumor, que variam de acordo com o tipo de lesão, seu tamanho, localização e se é uma formação maligna ou benigna. Tumores benignos, localizados em regiões que não comprometem a saúde do paciente, podem dispensar tratamentos. Se o tumor for visível e causar desconforto estético ao paciente, pode ser removido.
Para um tumor maligno, os principais tratamentos são remoção cirúrgica, quimioterapia ou radioterapia. A escolha da melhor opção depende do local do tumor e, em alguns casos, pode ser necessário utilizar todas as três técnicas.
Veja também: Neurocirurgião em Porto Alegre.