Começa hoje, dia 14 de janeiro, a mostra Cinema Belga Contemporâneo, na Caixa Cultural de São Paulo (Praça da Sé, 111). Até o dia 26 de janeiro serão exibidos quinze filmes realizados por novos talentos do cinema belga, em especial jovens diretores cuja produção se desenvolveu essencialmente a partir dos anos 2000. Todas as sessões são gratuitas: basta retirar o ingresso uma hora antes da sessão.
Há produções faladas em francês e flamengo, criadas por homens e mulheres, produzidas apenas na Bélgica ou em parceria com países vizinhos (França, Suíça, Holanda).
Engana-se quem pensa que só de filmes alternativos vive a Bélgica, fazem parte da mostra: “Área dos Desaparecidos” (premiado em Cannes), “Bullhead” (indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro) e “Nossa Propriedade” (premiado no festival de Veneza).
No que diz respeito aos gêneros, há comédias, dramas, romances e até mesmo filmes de terror.
Mas com certeza, o que mais chama a atenção é a cinebiografia do astro belga Jean-Claude Van Damme, famoso por estrelar filmes de ação. Intitulado JCVD, o filme dirigido por Mabrouk El Mechri e lançado em 2008, mistura ficção e realidade, baseando-se na vida de Van Damme. O longa será exibido nos domingos 19 e 26 de janeiro.
Além da seleção de filmes, nos dias 18 e 24 de janeiro, às 18 horas, a Mostra conta com debates mediados pelos críticos e historiadores da arte Francis Vogner e Martinho Jr., e os críticos de cinema Heitor Augusto e Filipe Furtado. Já nos dias 25 e 26 de janeiro, acontece o mini-curso “As bases e os autores do cinema belga”, ministrado pelo crítico e mestre em teoria de cinema Bruno Camelo.
Um catálogo será organizado com a programação completa, incluindo reflexões escritas pelos debatedores sobre os filmes selecionados.
Serviço Mostra de Cinema Belga Contemporâneo:
Entrada Gratuita
De 14 a 26 de janeiro
Confira horários e sinopses no site da mostra de Cinema Belga Contemporâneo
CAIXA Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111
Centro – São Paulo – SP
Tel.: (11) 3321-4400
–