Um dos prédios mais emblemáticos de São Paulo é o Edifício Altino Arantes, também conhecido como Edifício do Banespa. A construção é a 3ª mais alta da cidade e a 5ª mais alta do país.
O edifício do Banco do Brasil, o Banespa e o edifício Martinelli, juntos, formam um dos cartões-postais mais conhecidos do centro de São Paulo. O prédio está situado no ponto alto do centro velho, próximo às ruas que no passado formavam o centro bancário do município: São Bento, XV de Novembro e Direita.
O projeto foi feito pelo engenheiro e arquiteto Plínio Botelho do Amaral e adaptado pela construtora Camargo & Mesquita. Sua construção teve início em 1939 sendo uma iniciativa do interventor federal Ademar Pereira de Barros para sediar o Banco do Estado de São Paulo (Banespa). Inaugurado em 1947, o prédio foi o mais alto da cidade por mais de uma década.
Na década de 1960 teve seu nome mudado para “edifício Altino Arantes”, uma homenagem ao primeiro presidente brasileiro do banco. Isso porque desde sua fundação até 1919 o banco era controlado por acionistas franceses.
No ano 2000 o Banespa foi privatizado, sendo vendido ao Banco Santander. Os novos donos não fizeram nenhuma alteração significativa na fachada do edifício. Do alto do edifício, em sua torre, é possível avistar pontos a 40km de distância do local. A torre pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, com entrada franca.
O Museu Banespa, que reúne a história do banco desde sua inauguração como Banco de Crédito Hipotecário e Agrícola do Estado de São Paulo até os dias atuais, também está no prédio. O museu possui 993 objetos e mobiliários, 1.003 obras, 98 fotografias assinadas, 66 tapetes orientais e nacionais entre outros itens.
Endereço: Rua João Brícola, 24.
Estação de Metro: São Bento
Telefone: (11)3249-7180
Horário: Segunda a sexta, das 10h às 17h.
Site: http://www.banespa.com.br
Email: museubanespa@banespa.com.br
Entrada gratuita (é necessária a apresentação de documento com foto).