O Parque Estadual Alberto Löfgren, conhecido como Horto Florestal, criado em 1896 pelo naturalista e botânico sueco Alberto Löfgren, fica localizado na zona norte de São Paulo, ao sopé da Serra da Cantareira. Possui uma área de 187 hectares, sendo 35 destinados ao uso público.
O Parque possui importantes coleções arbóreas e inúmeras espécies exóticas como eucalipto e pinheiro-do-brejo, além das nativas como o pau-brasil, carvalho-nacional, pau-ferro, jatobá, entre outras. Na fauna do local estão presentes tucanos, maritacas, jacus, capivaras, esquilos, bugios, macacos-prego, garças e mergulhões.
Fazem parte do Parque o Museu Florestal Octávio Vecchi, o Palácio de Verão do Governador e a estátua de São João Gualberto, protetor das florestas do Estado de São Paulo.
Em sua infraestrutura oferece ainda: parque infantil, palco para eventos, área de piquenique, quadra poliesportiva, campo de futebol, fraldário, sanitários e estacionamento.
O Parque conta com um Núcleo de Educação Ambiental onde desenvolve várias atividades educativas que incluem trilhas interpretativas, teatro de fantoches, oficinas, visitas monitoradas para rede de ensino pública e particular, além de atividades voltadas para a melhor idade.
A região foi a primeira área de conservação efetivamente implantada no Estado de São Paulo. Criada no final do século XIX com a desapropriação do Engenho da Pedra Branca, para a instalação do Horto Botânico, foi à base para a criação do Serviço Florestal no estado, hoje Instituto Florestal – órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Governo de São Paulo.
Endereço: Rua do Horto, 931.
Telefone: (11) 2231-8555 ou (11) 2232-3117
E-mail: faleconosco@if.sp.gov.br