A Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI) está com inscrições abertas para 15 bolsas de jornalismo cultural para editores e/ou repórteres de todo mundo que estejam interessados em trabalhar na Colômbia. O Ministério da Cultura do país apoia a iniciativa.
Para se candidatar é preciso ter no mínimo três anos de experiência na cobertura de cultura e domínio da língua inglesa. Serão contemplados cinco jornalistas colombianos, cinco latino-americanos e cinco de outros continentes.
Os profissionais selecionados se reunirão em Aracataca, cidade natal do prêmio Nobel de Literatura Gabriel García Márquez, que dá nome a iniciativa. Lá participarão das atividades iniciais sobre a tutela de professores. Depois passarão oito dias no Festival Internacional de Cinema de Cartagena de Índias, símbolo do cinema ibero-americano.
A cidade de Cartagena é uma cidade litorânea, localizada às margens do mar do Caribe e declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO. Cartagena fica a mais de 1.000 km de Bogot e já foi o porto mais importante da América.
Além do trabalho feito nas oficinas, bolsistas deverão escrever para as respectivas mídias sobre os eventos culturais acompanhados.
Serão oferecidos seguro médico internacional, hospedagem, passagem aérea e material de trabalho.
Mais informações e inscrições, até 19 de janeiro, no site da FNPI.
Foto do topo: Raidho Tour
–