mar 21, 2019 Bem Estar, Comportamento, Mulher, Serviços, Slider
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de São Paulo lançou no dia 8 de março a Cartilha da Mulher, uma publicação digital que reúne todos os programas e serviços públicos que o município oferece às mulheres. Para consultar basta acessar o site Mulheres de São Paulo.
A cartilha contempla desde serviços oferecidos pela Secretaria de Segurança Urbana (SMSU), como o Guardiã Maria da Penha, até os ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), como os Centro de Defesa e de Convivência da Mulher (CDCM).
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) têm programas como o Centro de Referência da Mulher (CRM) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho (SMDT) têm, entre outros, o programa Tem Saída.
A cada nove minutos, uma mulher é vítima de estupro e a cada três dias cinco mulheres são vítimas de feminicídio.
“A ideia deste evento é que possamos replicar experiências, divulgar os serviços quem podem ser utilizados e fazer com que estas informações possam chegar a quem precisa”, afirmou a secretária de Gestão, Malde Vilas Bôas.
A cartilha, com mais de 25 programas, é digital e será atualizada de acordo com a criação ou mudanças nas ações disponíveis. O lançamento foi feito durante o workshop “Mulheres de São Paulo”.
Após o lançamento, foi aberto um bate papo acerca de políticas públicas para mulheres, com a presença de Mayra Gramani, advogada e assessora técnica da SG, e Ana Cristina de Souza, coordenadora de Políticas para Mulheres, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.
A mesa de debate foi mediada por Maria Camila Florêncio, doutora em Administração Pública e Governo, e APPGG na Secretaria de Turismo.
A Secretaria e a Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADESAMPA) organizaram várias atividades para as mulheres no mês de março envolvendo o protagonismo feminino no empreendedorismo, mercado de trabalho e geração de renda, tecnologia e negócios.
Por meio da parceria entre o Núcleo de Idosos e a UBS Cidade Tiradentes, o Parque Ciência oferece palestra sobre saúde da mulher.
Já o Parque Jacintho Alberto, oferece as visitantes uma oficina de terrário, sem limite de vagas.
As frequentadoras do Parque M’Boi Mirim podem aproveitar a ocasião e cuidar da pele, aprender mais sobre saúde feminina e conhecer grandes mulheres que marcaram a história por meio dos cartazes fixados no local.
O Parque Independência recebe a 1ª Caminhada da Mulher pela Igualdade de Direitos, iniciativa da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), dedicada exclusivamente às advogadas.