Entre os dias 7 de novembro e 3 de dezembro, o CCBB recebe a mostra Acorde! O Cinema de Spike Lee, que apresenta ao público um dos mais importantes e urgentes cineastas contemporâneos.
Com um cinema extremamente atual e um discurso inclusivo, Spike Lee aborda em sua filmografia uma visão particular da diversidade racial urbana.
A mostra Acorde! O Cinema de Spike Lee exibirá um recorte de 22 filmes e quatro videoclipes que representam diferentes momentos da carreira do cineasta.
Entenda a mostra Acorde! O Cinema de Spike Lee
Para quem não conhece, a expressão “- Acorde!” está presente em quase todos os filmes de Lee.
É um chamado para a ação, para a ruptura de um comportamento padronizado, geralmente declamado por um personagem secundário para o personagem central, frequentemente em uma visão subjetiva: o ator olha para a câmera e fala ‘Acorde!’ para a plateia do cinema, como um convite para que o público acorde para a realidade que o cerca.
A mostra Acorde! O Cinema de Spike Lee acontece no mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra (20 de novembro).
Oferece um panorama da obra do mais atuante cineasta afro-americano, que conquistou este ano o Grande Prêmio do Júri e Menção Especial do Prêmio Júri Ecumênico no Festival de Cannes, e o Prêmio do Público no Festival de Locarno, com “Infiltrado na Klan”.