Exposição Lasar Segall: ensaios sobre a cor

Obras de Lasar Segall

Em pareceria com o Museu Lassar Segall, o Sesc 24 de Maio realiza, a partir de 25 de outubro, a exposição Lasar Segall: ensaios sobre a cor.

A exposição reúne um raro conjunto de trabalhos do artista por contar, também, com peças de coleções particulares e de instituições como Pinacoteca do Estado de São Paulo, MASP, Instituto de Estudos Brasileiros da USP, Fundação Edson Queiroz, Fundação José e Paulina Nemirovsky e outras.

A mostra traça uma retrospectiva com cerca de 90 trabalhos entre pinturas, aquarelas e desenhos, fotos e documentos.

A exposição, de curadoria de Maria Alice Milliet, lança uma luza inédita sobre o trabalho desse artista lituano naturalizado no Brasil e chama a atenção para a atualidade de seu trabalho, ainda mais pela localização em que se encontra, no centro da cidade, ponto de encontro de povos refugiados e de diversas origens.

Opinião sobre a exposição

Segundo a curadora, a conquista da liberdade cromática é da maior importância para Segall em todas as fases de sua pintura.

Por isso os diferentes esquemas cromáticos adotados pelo pintor determinam o agrupamento das obras na exposição, espaço desenhado por Pedro Mendes da Rocha.

O diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, afirma que “os recortes da exposição Lasar Segall: ensaio sobre a cor estão organizados a partir dos densos segmentos presentes em quatro fases da carreira do artista.

A ideia que permeia o projeto expositivo possibilita aos visitantes diversas áreas de contato com as obras do artista lituano, que adotou o Brasil como pátria.

Lasar Segall

Obras de Lasar Segall

Nasceu em 1889, em Vilna, capital da atual República da Lituânia, na época sob o domínio do Império Russo. De família judaica, vivenciou desde cedo as restrições impostas aos judeus.

Seu pai, além de comerciante, exercia a função de escriba dos textos sagrados da Torá. O constante temor pelos surtos de violência contra os membros da comunidade levou o jovem, que já demonstrava talento para o desenho, a tentar a vida longe dali.

A exposição fica em carta até 5 de março de 2019 e tem entrada gratuita.

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img