A Feira de Arte, Artesanato e Cultura da Liberdade, popularmente conhecida por feira da liberdade, foi aberta há 33 anos, mas continua atraindo visitantes de todas as localidades.
Quem a visita usufrui momentos agradáveis, relaxantes, divertidos e entra em contato com a cultura do Oriente. O público frequentador é composto por jovens, crianças, idosos.
Pessoas de várias regiões do país e exterior comparecem para apreciar e consumir o que de melhor é oferecido. Pelo o que pesquisamos da feira, não há um número exato do público.
A feira da liberdade faz parte do projeto Viva Liberdade, que surgiu em outubro de 2001, através de uma parceria entre a Prefeitura, o Sebrae, a Associação Comercial de São Paulo, a Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Hoje, a praça se encontra em plena reforma.
Uma das técnicas interessantes utilizadas pelos expositores para conquistar o comprador é a explicação sobre o que está sendo vendido.
Eles explicam o que é o objeto, sua representação, história, funcionamento e como ele poderá ser útil na vida das pessoas.
Alimentação na feira da liberdade
O setor de alimentação é um dos mais frequentados e é o que apresenta uma grande variedade de opções. Há comida chinesa, japonesa e também culinária brasileira.
Yakisobas, sushis de vários tipos, sashimis, e bolinhos de peixes podem ser degustados a vontade. Bebidas como o saquê e a cerveja também podem ser consumidas.
O doce de feijão, chamado azuki, é uma das sobremesas preferidas consumidas na feira e o guiozá é um tradicional pastel japonês também solicitado.
As pessoas comem em pé ou em banquinhos no centro da praça e até nos muros ou escadarias do Metrô.
A feira da liberdade
Na feira da liberdade você encontra uma grande variedade de objetos. A feira que é um tradicional passeio, das famílias e turistas, pelas suas atrações costumeiras, se impulsiona com as muitas festas que acontecem ao longo do ano, agregando mais sabores e produtos às ruas do bairro.
Os eventos comemorativos de datas especificas do Japão e da China, oferecem um atrativo diferente, seja artístico ou gastronômico.
Novas barracas dão oportunidade a outros artesãos ou vendedores, além de oferecer um leque diferente de comidas típicas, pensadas especialmente para cada evento.
Funcionamento da feira da liberdade
Feira oriental da Liberdade: funciona aos sábados e domingos das 09h00min às 18h00min, no bairro oriental de São Paulo (cidade)/SP, a partir da praça da Liberdade (metro Liberdade). Av. Liberdade, 365 – Liberdade. (11) 4439-1578