ago 02, 2018 Brasil, Entretenimento, Exposição, Feiras e eventos, Museus, Notícias, Slider, Turismo
Museu do Futebol é um espaço voltado para os mais diferentes assuntos envolvendo a prática, a história e curiosidades do futebol brasileiro e mundial.
O espaço cultural foi construído dentro do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, na Praça Charles Miller, no bairro de mesmo nome, na zona oeste da cidade. A obra foi realizada em um consórcio da Prefeitura de São Paulo com o governo estadual e lançado para o público no dia 29 de setembro de 2008.
Funciona de terça-feira à sexta, das 9h às 16h (com permanência até às 17h) e sábados, domingos e feriados das 10h às 17h (com permanência até às 18h). O único dia em que o Museu não é aberto ao público é às segundas-feiras, e também possui horário diferenciado de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu.
Os ingressos custam R$ 12,00; com possibilidade de meia-entrada para estudantes, professores da rede pública de ensino e aposentados ou maiores de 60 anos. Às terças-feiras, o ingresso é gratuito para todos os visitantes.
A iniciativa para a construção do Museu do Futebol também contou com a ajuda da Secretaria Municipal de Esportes e da São Paulo Turismo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho.
Desde sua inauguração, a gestão do museu é realizada pelo IDBrasil Cultura, Educação e Esporte. Dentre as muitas histórias contadas nos vários ambientes do museu, em uma delas é possível admirar o gramado do Pacaembu do alto, por exemplo.
O museu tem como principal objetivo entreter os visitantes e aproximá-los da história do futebol. Nele, o público tem a oportunidade de entender como um esporte de origem inglesa, praticado por membros brancos da elite, tornou-se aos poucos, a partir da aderência de traços mestiços e populares, assim como a cultura brasileira, um esporte característico do Brasil.
Tendo como base três pilares essenciais: emoção, diversão e história, o museu conta a história do futebol desde seu início até os dias atuais.
Durante o passeio, além de garantir a interatividade com o público e os apaixonados por futebol, a dinâmica também busca explicar aspectos como: a relação do esporte com a arte, a história das Copas do Mundo, o impacto do futebol na vida das pessoas em geral e não só daqueles que se envolvem diretamente com o exercício da profissão.