jul 30, 2018 Brasil, Entretenimento, Exposição, Feiras e eventos, Museus, Notícias, Slider
Ocorre durante os dias 1° de agosto e 15 de outubro, no Centro Cultural do Banco do Brasil a mostra “100 Anos de Athos Bulcão”, que aposta nos vínculos, mais ou menos evidentes, entre diferentes momentos da trajetória do artista.
A exposição contextualiza a trajetória do artista, a conexão entre suas obras e um adensamento em sua poética. Da sua inspiração inicial pela azulejaria portuguesa, do aprendizado sobre utilização das cores, quando foi assistente de Portinari, até as duradouras e geniais parcerias com Niemeyer e João Filgueiras Lima, o Lelé.
São mais 300 trabalhos, alguns dos quais inéditos, realizados entre os anos 1940 e 2005. Dividida em núcleos, “100 anos de Athos Bulcão” vai além da arte da azulejaria: destaca também a pintura figurativa do artista realizada nos anos 1940 e 1950, antes de Brasília.
A mostra contém ainda os croquis que Athos Bulcão fez para o grupo de teatro O Tablado, do Rio de Janeiro, os figurinos das óperas Amahl e Os Visitantes da Noite de Menotti, paramentos litúrgicos modernistas, grande acervo de seu trabalho gráfico e até os lenços que desenhou quando estava em Paris.
Outro aspecto relevante da exposição é a interatividade, desenvolvida a partir do caráter urbano e democrático da obra pública de Athos Bulcão inserida nas cidades.
Através de um aplicativo criado especialmente para a mostra, o público será convidado a interagir e apropriar-se de projetos do artista.