Com raridades de marfim recém-recebidas, o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS) recebe a exposição Sagrado Marfim: O Avesso do Avesso. Sob curadoria de Jorge Lúzio e Maria Inês Lopes Coutinho, a mostra é composta por 53 peças do acervo do próprio museu sede, da Coleção Ivani e Jorge Yunes e também da Fundação Ema Klabin.
No intuito de repensar o uso do marfim, que antes de um artefato, é primordialmente um dente de um elefante, ou até de outros animais, nas obras de arte bem como seus desdobramentos iconográficos.
A historicidade destas peças é destaca a partir da remonta à antiguidade que elas representam às artes áfricas e asiáticas, mostrando-se também objetos artísticos e litúrgicos na Europa da idade média até a moderna. Isto se reverbera em produções encontradas por estes três continentes em várias sociedades que se interligam através do sistema colonial que passaram.
Outro ponto de destaque da nova mostra do Museu de Arte Sacra de São Paulo é a perspectiva histórica concebida para estimular diálogos multidisciplinares ligando História Social da Arte, Antropologia, Museologia, Estudo Afro-asiático, História Ambiental, Patrimônio e a Arte Sacra. Além de, é claro, fazer isto com o material de estudo ao lado, com as raríssimas peças de marfim expostas até o dia 5 de agosto de 2018.
Sagrado Marfim: O Avesso do Avesso (serviço)
Preço: de R$3,00 até R$6,00
Data: 19 de março até 5 de agosto.
Horários e dias: Terça-feira a domingo, das 9 às 17h. Bilheteria das 9 às 16h30.
Onde: Museu de Arte Sacra de São Paulo (Avenida Tiradentes, 676, Centro)
Telefone: (11) 3326-3336
Veja também: Pontos turísticos de São Paulo: O Parque Ibirapuera
Veja também: Pontos turísticos de São Paulo: Casa Mário de Andrade