Exposição de arte contemporânea Ex Africa chega a São Paulo

0
1
Ex Africa - Corteria do artista e Galeria A Gentil Carioca (via Agência Galo). Foto de Arjan Martins

Com mais de 90 obras de grandes nomes da arte visual africana, a mostra Ex Africa traz ao Brasil parte da cultura do continente. Começando no dia 28 de março, neste sábado, a maior exposição de arte contemporânea da África no Brasil acontecerá no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo (CCBB SP).

Veja também: Pontos turísticos de São Paulo: o Centro Cultural Banco do Brasil

As obras que chegam a capital paulista são de nomes de destaque na arte africana que fizeram obras capazes de revelar a história e ao mesmo tempo o novo momento pelo qual a África está passando. Momento este que é de reconstrução após séculos de mazelas causadas por outros países a partir do tráfico de pessoas e da colonização exploratória. Ex Africa leva as cores e a cultura deste continente tão rico e diversificado para além de suas fronteiras.

Os andares do CCBB abrigarão obras de 20 artistas diferentes que assinaram os 90 trabalhos da Ex Africa, até o dia 19 de junho deste ano. Dentre elas encontram-se fotografias, performances, pinturas, vídeos e instalações que mostram um recorte da cultura da África do passado e do presente. A mostra é divida em quatro eixos independentes: Ecos da História, Corpos e Retratos, O Drama Urbano e Explosões Musicais.

Para mostrar mais da cultura e da arte africana chega ao Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo a exposição Ex Africa. Saiba mais:
Ex Africa – Corteria do artista e Galeria A Gentil Carioca (via Agência Galo). Foto de Arjan Martins

Ibrahim Maham e Omar Victor Diop são dois nomes consagrados que agregam suas obras à exposição. O primeiro, nascido em Gana, montará uma grande instalação na entrada do Centro Cultural Banco do Brasil. O outro, senegalês, é um provocativo retratista que deve instigar o público com sua obra. Kudzanai Chiurai é um fotógrafo e ativista do Zimbabué que também faz parte da Ex Africa.

Junto a estes artistas, os brasileiros afrodescendentes Arjan Martins e Dalton Paula que possuem obras dedicadas à herança africana na cultural do Brasil e participam da mostra. Ambos realizaram estudos no Brazilian Quarter para fomentar suas pesquisas, bairro que fica em Abuja, capital da Nigéria, e foi construído por brasileiros que retornaram à África após a abolição da escravatura no Brasil, no século XIX.

Veja também: MASP inaugura ciclo de 2018 com mostra Imagens do Aleijadinho

Ex Africa (serviço)

Preço: gratuita
Data: de 28 de abril até 16 de julho de 2018.
Horário: de quarta a segunda-feira, das 9h às 21h.
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112) próximo às estações Sé e São Bento do Metrô.
Telefone: (11) 3113-3651