Pontos turísticos de São Paulo: Instituto Lina Bo e P.M. Bardi

0
1
Casa de Vidro, a sede do Instituto Lina Bo Bardi, por Lucas Medeiros

Localizado em São Paulo (Rua Gen. Almério de Moura, 200, Vila Tramontano), o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, popularmente conhecido como Casa de Vidro é um interessantíssimo ponto turístico da cidade, pois além do grande acervo artístico que possui, esbanja uma estrutura arquitetônica única.

Fundado em 1990, o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi busca, por meio da difusão cultural, dar ao público acesso a aspectos relevantes e poucos conhecidos do pensamento e da produção artística e cultural do país.

Dentro da Casa de Vidro há exposições, publicações, vídeos, palestras, conferências e mesas redondas tudo dentro da ideia do casa Bardi, que foram dois dos maiores entusiastas das artes no Brasil.

Bom, e era esse casal que ocupava a antiga casa que se transformou no Instituto. Doada em 1995 pelo Bardi para que fosse transformada na sede do Instituto. A Condephaat tombou a Casa de Vidro como patrimônio histórico em 1987.

O projeto foi da própria Lina Bo Bardi em 1950, feito para ser a residência do casal, e foi concluído em 1951, sendo a primeiro a ser construída no bairro do Morumbi. Abriga atualmente parte da coleção de arte pessoal que o casal adquiriu ao longo dos anos.

Veja também: Pontos turísticos de São Paulo: Estação da Luz (e o Museu da Língua Portuguesa)

Veja também: Pontos turísticos de São Paulo: o Centro Cultural Banco do Brasil

Tomando há mais de 30 pela Condephaat, o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi tem sua sede na Casa de Vidro, sendo um belo ponto turístico de SP.
Casa de Vidro, a sede do Instituto Lina Bo Bardi, por Lucas Medeiros

Instituto Lina Bo e P.M. Bardi

“O Instituto tem como missão dar continuidade à atuação do casal Bardi, que além do seu nome, doou ao país o resultado de uma vida de trabalho pela arte e cultura, dentro da filosofia de Pietro ‘O importante é mover-se nesses círculos pensando nos outros mais do que em si mesmo’.”.

Uma série de objetivos é como uma espécie de mantra do Instituto, abaixo, seguem alguns deles:

“Objetivos culturais como preservar e divulgar o trabalho de Lina Bo e Pietro Maria Bardi em publicações, exposições, palestras, mesas redondas e leituras. Apoiar projetos que promovam as artes plásticas, as artes visuais e a arquitetura brasileiras. Incentivar intercâmbios entre intelectuais e criadores brasileiros e estrangeiros. Discutir os valores das atividades oferecidas pelo Instituto com a comunidade, estabelecendo um diálogo construtivo e defendendo a liberdade de pensar, criar e debater.”

“Objetivos educacionais a exemplo de constituir uma biblioteca com obras referenciais nas áreas de arte e arquitetura. Organizar os arquivos referentes ao trabalho do casal Bardi ­ desenhos, plantas, projetos, correspondências, documentos e outros. Realizar atividades educativas junto das comunidades carentes para despertar o interesse pela arte e pela arquitetura sustentada como solução para o caos urbano.”

“Objetivos espaciais: Restaurar e adequar a Casa de vidro para que ela se torne a sede do Instituto. Abrir a casa à visitação pública e dar acesso ao acervo dos Bardi, aos arquivos, à biblioteca e a um auditório de pequeno porte. Oferecer à sociedade um local de convivência, cultura e lazer que estimule o diálogo e o conhecimento.”

“Objetivos sociais vide colaborar com projetos sociais que visem melhorar a qualidade de vida especialmente no ambiente urbano oferecendo o espaço físico do Instituto para reunir as instituições envolvidas.”