mar 15, 2018 Museus, Slider, Turismo
Localizado na Praça da Luz (1, Bom Retiro) a Estação da Luz, além de ser uma das mais importantes estações ferroviárias da cidade de São Paulo, é um dos pontos turísticos mais interessantes do município e ainda abriga o Museu da Língua Portuguesa.
Sobre trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, integra a rede de transportes da cidade, com transferência gratuita para a Estação Luz do Metrô de São Paulo, localizada já no distrito da Sé. Sendo um de seus mais importantes nós, por lá passam ou estão próximas várias linhas de trem e metrô.
Projetado inicialmente pelo arquiteto britânico Charles Henry Driver, conhecido por projetos em estações férreas, foi construído há 151 anos, em 16 de fevereiro de 1867. Passou por uma série de reformas nas décadas de 1990 e 2000, uma delas encabeçada pelo arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha e por seu filho Pedro Mendes da Rocha, que teve a intenção de adapta-la para receber o Museu da Língua Portuguesa.
Veja também: Pontos turísticos de São Paulo: o Centro Cultural Banco do Brasil
Na estão encontra-se o Museu da Língua Portuguesa, instituição cultural concebida pela Secretaria da Cultura do Estado, inaugurado em 2006, em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, em um investimento de 37 milhões.
Construído no intuito de criar um espaço vivo sobre a língua portuguesa, considerada como base da cultura do Brasil, e claro, de outros países lusófonos. Local onde é possível causar surpresa aos visitantes com os aspectos peculiares e, por vezes, ainda ocultos da sua língua materna. Nas palavras dos organizadores do museu, “deseja-se que, no museu, esse público tenha acesso a novos conhecimentos e reflexões, de maneira intensa e prazerosa”.
No dia 21 de dezembro de 2015 o museu foi atingido por um incêndio que destruiu dois andares do complexo, entretanto, o acervo não foi sequer afetado, pelo fato de ser virtual. O backup foi feito e tudo recuperado.
Passado um mês do desastre, foi assinado um acordo de cooperação entre o Governo do estado, a Secretária de Cultura, a Fundação Roberto Marinho e a organização social ID Brasil para a reforma do museu ser executada.
Em 12 de dezembro de 2016, o governo do estado de São Paulo fez dois anúncios acerca da situação do museu, primeiro, a parceria “Aliança Solidária”, depois, a data na qual o museu deve voltar a receber visitantes: primeiro semestre de 2019.