Córrego limpo é o nome da ação que está sendo realizada pela Sabesp desde 2007 para despoluir os cursos d’água que chegam no Tietê, oferecendo mais qualidade de vida para população ao seu entorno e para toda a cidade. Em parceria com a prefeitura a iniciativa limpou 149 córregos na capital paulista.
Dentro do Programa Córrego Limpo, a Sabesp executa obras de prolongamento de redes, coletores e ligações de esgoto. A companhia realiza ainda a manutenção e adequação das redes existentes.
Já a Prefeitura de São Paulo é responsável pela limpeza dos córregos, a contenção e manutenção das margens e dos entornos, além da verificação de eventuais interferências na rede de microdrenagem (bocas-de-lobo e galerias).
O trabalho mais importante, no entanto, é o humano. A despoluição dos córregos não tem vida longa se não houver uma conscientização da população sobre o seu papel na preservação da água. Cabe a comunidade que vive no entorno do córrego, o compromisso de evitar o descarte de lixo e entulho no local, denunciando irregularidades e não fazendo ligações clandestinas. O trabalho com a população também é responsabilidade da prefeitura.
Desde o seu início o programa recebeu R$ 220 milhões em investimentos e mais de 2 km de cursos d’água desaguam limpos no Tietê. A despoluição do principal rio da cidade não depende apenas de uma ação direta sobre suas águas, mas também da limpeza de seus afluentes.