jan 02, 2017 Estética
Helios III é um equipamento que possui laser fracionado de Nd:YAG com função Q-switch – meio ativo que chega como um novo padrão para remoção de tatuagens. Por possuir faixas de transição entre 940 nm e 1440 nm, o Helios III consegue fragmentar a tatuagem independente de sua cor.
Para remover tatuagens, o laser de YAG atua sob a técnica da fototermólise seletiva, onde determinadas moléculas podem ser aquecidas e fragmentadas, uma vez que são mais suscetíveis à absorção de luz. Entre essas moléculas, está a tinta de tatuagem, que é exógena e absorve calor, facilitando sua quebra em pequenas partículas que sofrem fagocitose, sendo expulsas pelo organismo e, então, removidas da pele. Para reduzir o tempo do tratamento, a tecnologia Q-switch é empregada, emitindo pulsos de nanosegundos, permitindo a aplicação da máxima potência sem provocar queimaduras na pele. Além disso, quatro ponteiras diferentes são utilizadas, cada uma atingindo regiões distintas, uma vez que o pigmento da tatuagem pode estar localizado em diferentes camadas da pele.
A primeira ponteira, com raio de 1064 nm de comprimento de onda, trata os pigmentos localizados entre a epiderme e a derme. A segunda, com um par de raios de 1064 nm cada – laser colimado –, divide sua potência para alcançar pigmentos mais profundos. A terceira ponteira atua de forma alternada com alta potência e utilizando laser fracionado. A última ponteira possui 532 nm de comprimento de onda – tamanho ideal para remover cores quentes – e também usa laser fracionado.
Através dessas ponteiras, há uma diminuição nos efeitos colaterais tais como dor, cicatriz por queimaduras e hiperpigmentação. A tecnologia patenteada pela Laseroptek chamada Elemento de Difração Ótica permite a emissão de um raio preciso e uniforme, sem causar danos desnecessários. Quando um laser é usado por várias horas, o meio ativo superaquece e pode distorcer ou se tornar impreciso, aumentando a possibilidade de queimaduras. A partir disso, surge outra tecnologia exclusiva do aparelho: as lentes de compensação termal. Esse recurso evita a divergência de potência entre o eixo do laser e sua região periférica, impedindo o desequilíbrio na ação do feixe de luz.
Onde encontrar Helios III
Veja mais sobre remoção de tatuagem