set 14, 2016 Entretenimento, Espetáculos, Shows
O uso do financiamento coletivo tem se tornado cada vez mais popular entre os artistas independentes e novas plataformas vêm surgindo o tempo todo (Catarse, Partio, Kickante, Kickstarter e por aí vai…). O que é ótimo, tendo em vista que esta é uma forma de não só arrecadar dinheiro para determinado projeto, mas também envolver o público e torná-lo parte integrante do processo.
Concretizar um trabalho autoral não é nada fácil e essa tem sido uma boa alternativa, não só na música, como em outras formas de arte – livros, gibis, jogos, etc. E é por isso que eu vim aqui hoje te contar de um projeto muito bacana que está rolando na plataforma Partio. Ou melhor, deixa que o próprio Pedro conta:
Pedro Pastoriz é músico e compositor gaúcho, que toca desde muito cedo e descobriu o amor por música de rua quando se mudou pra São Paulo. Nesse novo palco, teve oportunidade de tocar com sua banda Mustache e os Apaches (dica: escute!) para um público extremamente variado e pode ter um contato bem direto com quem apreciava seu som.
O trabalho solo começou com uma viagem aos Estados Unidos, onde gravou na Third Man Records, gravadora de Jack White, um single em vinil no processo direct cut. No retorno ao Brasil, com várias novas composições na bagagem, Pedro foi convidado por Arthur Joly para repetir o feito na Vinil Lab. E assim nasceu 1, disco gravado em um único take, direto pra vinil, que foi lançado pelo selo 180 gramas em 2015. Muito elogiado, o disco lhe proporcionou alguns shows intimistas pelo sul e sudeste do país e uma pequena tour alemã.
O músico se prepara para lançar novo trabalho, que será o seu primeiro disco de estúdio. Projeções é um disco “urbano e cosmopolita”, resultado de toda a experiência de Pedro e sua busca estética, que começou a cantar e compor nas ruas e agora tem à disposição todas as possibilidades de um estúdio, como a mixagem feita por Gui Jesuse masterização no estúdio El Rocha.
Projeções foi gravado no Estúdio Canoa, em São Paulo, e terá lançamento pelo selo RISCO. A super banda de Pedro Pastoriz é formada por André Vac (Grand Bazaar), Arthur Decloedt (Música de Selvagem) e Tim Bernardes (O Terno).
As composições são todas assinadas por Pedro Pastoriz, com arranjos feitos junto da banda. Confira o set:
A escolha pelo financiamento coletivo veio da experiência de rua, que proporcionou ao músico entender a influência direta que o público tem para o espetáculo. A ideia é que as pessoas realmente façam parte do disco, com sugestões, apoio financeiro ou simplesmente compartilhando o projeto com seus amigos.
A meta inicial do projeto é R$ 16.452,80 e todo o seu investimento está justificado na página do projeto no Partio. As contrapartidas são bem interessantes, indo desde o download antecipado de Projeções, posters exclusivos e discos autografados até singles em lo-fi gravados em prensa jamaicana dos anos 60, na Casa Brasilis; versões acústicas e especiais de músicas do disco gravados no processo direct cut e shows.
Ficou interessado em investir e ajudar o Pedro Pastoriz? Entra na página do Partio e confere os valores e recompensas. O valor inicial é R$15 e tu pode virar um apoiador até o dia 26 de setembro.
Enquanto não temos o Projeções entre nós, confere uma session de “Restaurante Lótus”, música que abre o disco:
Por Jennifer Baptista
Correspondente LABirinto