jul 27, 2016 Entretenimento, Espetáculos
Até o dia 31 de agosto estará em cartaz a tradicional Mostra de Teatro Monte Azul, que chega agora a sua 24ª edição. Ela ocorre no Centro Cultural Monte Azul, em diferentes horários. A entrada é franca para todas as atrações.
A proposta da Mostra de Teatro Monte Azul existe é promover a integração e a troca de experiências entre indivíduos de diferentes regiões, realidades sociais e idades para facilitar o acesso à cultura em um espaço livre. Ela procura estar sempre conectada com a efervescência cultural que São Paulo produz.
Diversas companhias hoje consagradas já participaram da Mostra de Teatro Monte Azul, algumas no início de sua trajetória, outras por entenderem e se interessarem com a proposta do evento e desejarem se conectar com a população.
Existe uma expectativa muito grande durante a realização do evento. A comunidade abraça a mostra e comparece em peso, apresentando para as novas gerações essa forma de arte e despertando o interesse de um público que de outro modo não teria acesso ao teatro.
Na quinta-feira (28), serão apresentadas duas peças: “Malas portam histórias” (infantil) onde são apresentados contos variados à plateia; e “Cartas à Madame Satã ou me desespero sem notícias suas”, onde um homem negro se corresponde com uma figura mística, e as cartas revelam trajetórias e casos de amor em uma cidade que mantém preso um jovem apaixonado.
Na sexta-feira (29), mais duas peças: “1,2,3 quando tudo acabar outra vez” (infantil), onde uma menina que não consegue lidar com a morte do avô, embarca numa viagem onde vai ter que aprender a lidar com a perda; e “Histórias que o vento traz” onde andarilhos de terras distantes encenam histórias que ouviram em suas viagens, uma delas sobre um etíope que decide deixar uma herança para os três filhos.
No sábado (30): “São Jorge Menino” (infantil), é um espetáculo em forma de cortejo em que um menino é confundido com a figura do santo; e “Um lugar ao sol” que fala sobre quatro moradores de uma comunidade que, após passarem por um acontecimento marcante, decidem compreender o sentido de suas vidas.
O último dia será domingo (31), onde será apresentada apenas uma peça: “Oju Orun”. Quatro mulheres, em quatro períodos históricos diferentes, que sofreram algum tipo de violência e precisam construir uma voz própria que as permita questionar suas vidas.
Para mais detalhes, acesse aqui.
O Centro Cultural Monte Azul é um dos principais polos de irradiação cultural da periferia de São Paulo e comemora 25 anos de existência. Além de receber a mostra, também mantém uma programação intensa e oferece oficinas artísticas, como música, Hip-Hop, dança, artes visuais e mais. É considerado um Ponto de Cultura, pela Secretaria de Cultura da cidade.