ago 18, 2015 Notícias
Escola de Teatro de São Paulo é um centro completo de formação em teatro na capital paulista. Isso significa que a entidade forma não apenas atores e diretores, mas também cenógrafos, figurinistas, dramaturgos, humoristas, iluminadores, sonoplastas e técnicos de palco.
A formação de atores pela Escola de Teatro de São Paulo busca passar ao estudante conhecimento de palco para que ele consiga respeitar as orientações do diretor ao mesmo tempo que desenvolve o seu próprio processo criativo a partir de suas pesquisas e opções estéticas. Mais do que o comportamento em cena, a Escola estimula a consciência social do artista, capacitando corpo e voz e desenvolvendo a sensibilidade crítica do ator para o mundo contemporâneo. Todo humorista é ator, mas os atores que desejam desenvolver suas habilidades de fazer rir, tem no curso de humor da Escola de Teatro de São Paulo uma ótima alternativa. Fazem parte do programa de ensino a formulação de arquétipos, criação de personagens e o desenvolvimento do lado cômico da dramaturgia. Além disso, busca-se a compreensão histórica da função social do riso como forma de contextualização do trabalho humorístico.
Fornecendo caminhos criativos e teóricos para lidar com os diversos âmbitos da cena teatral, o curso de direção enfatiza a visão crítica e ampla sobre a sociedade e as possibilidades da encenação contemporânea. São transmitidos conhecimentos sobre a ordenação do fluxo do trabalho cênico, experimentações de criação teatral e a perseguição por ideias originais. O curso de direção oferece 20 vagas anuais para turmas matutinas e vespertinas.
O curso de cenografia e figurino transmite conhecimentos básicos de composição de palco e moda. A metodologia é direcionada ao estudo das cenografias de áreas como cinema, televisão, exposições e eventos para que seja possível ter referências para posterior aplicação no teatro. Aulas teóricas e práticas ensina a direcionar noções gerais para elaboração de cenários e figurinos que sirvam à linguagem do teatro. De forma similar, no curso de dramaturgia, escritores são desafiados a diferentes formas de construção textual e novas percepções de mundo. Com noção das dimensões teórica, técnica e prática, os textos criados pelos alunos são analisados em grupo e em plantões individuais, podendo ser publicados, lidos publicamente e até mesmo encenados.
Entre os grandes diferenciais da Escola de Teatro de São Paulo estão os cursos de iluminação, sonoplastia e técnicas de palco, que finalmente contam com um ensino formal e regular correspondente ao nível médio profissionalizante. Este é um esforço do Governo do Estado de São Paulo, que possibilita a formação de profissionais e contribui na disseminação de cultura.
No curso de iluminação ressalta-se a criatividade do técnico-artista, profissional que domina aparelhos de ponta e meios artesanais de utilização da luz. Da mesma forma o curso de sonoplastia trabalha os diversos meios de produção de som, seja música, ruídos ou voz, incluindo teoria musical, repertório, técnicas de sonoplastia e práticas sonoras. Os profissionais que pegam pesado na construção do espetáculo e que são quase desconhecidos do grande público, como o cenotécnico, o diretor de cena, o contrarregra, o aderecista e o maquinista, agora podem formar-se em técnicos de palco na Escola de Teatro de São Paulo.
Com exceção do curso de direção, todos os outros oferecem 25 vagas anuais para turmas matutinas e vespertinas. A Escola oferece também cursos de extensão e bolsas para estudantes carentes.