Exercício físico no inverno aumenta até 30% a queima de calorias

Exercício físico no inverno rende até 30% mais segundo dados do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, o Celafiscs. O aumento no gasto de calorias deve-se à aceleração do metabolismo.

exercício físico no inverno

Com o frio, nosso corpo funciona até 5 vezes mais rápido para manter a temperatura interna apesar da externa. Dessa forma, conseguimos processar muito mais calorias.

Na contramão do processo surgem fatores como preguiça e maior vontade de comer. A ingestão de alimentos calóricos é instintiva, pois quanto mais calorias, mais calor nosso corpo produz para consumi-las e mais confortáveis nos sentimos no frio. Para piorar, temperaturas extremas e dias cinzentos não contribuem em nada para sair de casa, especialmente se for pra fazer exercícios.

Conheça algumas alternativas para não sofrer com o excesso de calorias no inverno.

Mas além de o inverno oferecer 30% a mais de queima de calorias, ele também traz outros benefícios. Como a falta de ânimo atinge todo mundo, os poucos disciplinados que encaram o frio para se exercitar, encontram mais espaço tanto nos parques quanto nas academias. Sem fila por aparelhos e sem esbarrões em estranhos no parque, fica mais agradável queimar calorias.

praticar-exercicio-frio

Os mesmos dias cinzentos que trazem preguiça, trazem uma incômoda melancolia, que pode levar a tristeza e até depressão. Para evitar essa série de incômodos, a prática de exercícios pode ser bem útil, pois libera endorfina e promovem o bem-estar. Saiba mais…

Com redução de esforço no inverno, é normal também que se tenha menos sono, devido a energia acumulada. Exercícios são novamente a solução para quem quer não apenas dormir, mas aumentar a qualidade do sono, após um dia animador de prática física.

Queime mais calorias com menos suor no inverno

Outro incentivo está na menor quantidade de suor produzida, especialmente por quem está acima do peso. Com as baixas temperaturas fica mais confortável praticar exercícios físicos. Mas isso não significa que você deve sair por aí de short ou bermuda. A ginástica no inverno exige calça e casaco de moletom, mas sem exagero para evitar a eliminação em excesso de sais minerais.

Para que seja possível retirar o máximo da aceleração do metabolismo no inverno, é importante desenvolver um condicionamento físico durante todo o ano. Quem quer estar em forma no verão precisa tornar a atividade física um hábito. Não existe milagre, somente a prática regular de exercícios e uma dieta equilibrada trazem saúde e perda de peso.

 

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img