jul 30, 2015 Notícias
Segundo o Global Startup Ecosystem Ranking 2015, São Paulo tem o melhor ecossistema para criação de startups de tecnologia em toda a América Latina. O estudo foi elaborado pela Compass, companhia que desenvolve softwares para 34 mil empresas.
Os dados analisaram o ambiente de negócios para empresas iniciantes e listaram os 20 melhores países segundo os seguintes critérios: performance, disponibilidade de capital, alcance de mercado em relação ao PIB local e mercados internacionais, custo e disponibilidade de talentos técnicos e experiência. A análise apurou que São Paulo tinha um ambiente propício para performance das startups, a disponibilidade de capital e o alcance de mercado. O resultado foi influenciado também pelo sucesso de marcas como Dafiti, Netshoes e EasyTaxi.
Durante a Global Startup Ecosystem Ranking 2015 foram entrevistados mais de 200 empreendedores e empresários de 25 países, nos últimos cinco meses, incluindo 11 mil startups. Foram excluídos do trabalho, cidades e ecossistemas como China, Taiwan, Japão e Coreia do Sul por conta da barreira da língua. Segundo os dados da Compass, os lugares mais propícios para o desenvolvimento de uma startup no mundo são Vale do Silício, Nova York e Los Angeles. Na 12ª posição, São Paulo deixou para trás cidades desenvolvidas como Sidney (16ª), Vancouver (18ª) e Amsterdam (19ª). Nenhuma outra cidade da América Latina aparece na lista.
TechSampa
Projeto que propõe ações estruturais para criação e desenvolvimento de startups, promovendo a competitividade e o desenvolvimento sustentável, além de promover troca e cooperação entre o ecossistema de São Paulo e os demais polos mundiais de tecnologia.
Laboratórios de Fabricação Digital instalados em espaços culturais, que oferecem cursos e mantém ferramentas de alto custo, como impressora 3D e fresadora de alta precisão, para uso livre de empresas iniciantes.