jul 28, 2015 Entretenimento, Espetáculos
Fim de Jogo de Samuel Beckett chega a São Paulo em 2016. Também conhecido por Fim de Partida, a peça é dirigida por Isabel Teixeira e tem Renato Borghi e Elcio Nogueira Seixas no elenco.
Fim de Jogo é uma das traduções para Endgame, título original da peça. Endgame significa o momento final de um jogo qualquer, momento sobre o qual existem diversos estudos de como atacar sem ficar vulnerável, sobretudo para o xadrez. Na história escrita em 1957, quatro pessoas estão presas em uma espécie de abrigo no meio do que parece ser um ambiente inóspito. Sem muita perspectiva de sair dali devido as suas deficiências físicas e o medo do que poderão encontrar lá fora, quatro personagens divagam sobre a condição humana, a solidão e a antirrelação que estabelecem.
Hamm é um artista fracassado, cego e paralítico. Clov, seu serviçal, possui uma doença que não o permite sentar, enquanto Nagg e Nell, pais de Hamm, sobrevivem mutilados dentro de latões. Fim de Jogo é uma peça do representante irlandês do Teatro do Absurdo, designação para as peças que tinham em comum uma abordagem inusitada sobre aspectos inesperados da vida humana. Segundo a definição criada pelo crítico húngaro Martin Esslin, o teatro do absurdo abandona os instrumentos racionais e do pensamento discursivo, por uma poesia que emerge das imagens concretas e objetificadas do próprio palco.
Todos os personagens dependem de Clov para viver e Clov passa a peça inteira ameaçando ir embora, mas, apesar do assédio moral, nunca vai. Dentro da característica cíclica das obras “absurdas”, a primeira fala anuncia o fim, para em seguida se conformar de que se não é o fim, pelo menos ele está muito perto. Nas palavras de Beckett, “O fim está no começo e, no entanto, continua-se”. Aos poucos pode-se deduzir que não há fim nem começo, e que o enredo é apenas a narrativa de mais um dia no abrigo.
Entre as diversas teorias sobre o endgame no xadrez, algumas assemelham-se às situações criadas em Fim de Jogo, como a importância do peão (Clov) e tragédia do Zugzwang. Segundo especialistas, em finais de rei (Hamm) e peão, a peça de menor valor do tabuleiro passa a ser decisiva em mais de 90% dos casos. Por outro lado, apesar da escassez de alimentos, medicamentos e do confinamento que quase os leva a loucura, eles estão em uma zona de conforto. Diante do panorama, não é possível imaginar um futuro de forma otimista. Algo semelhante ao Zugzwang, em que estando confortável, o jogador é obrigado a movimentar suas peças, o que pode significar, de fato, o Fim de Jogo.
O espetáculo deve estrear em São Paulo no início de 2016