mar 07, 2016 Entretenimento, Espetáculos
Marco Nanini interpreta “Ubu Rei“, texto do francês Alfred Jarry que estreou em 1896. Dirigida por Daniel Herz, a peça ainda não tem previsão de estreia para São Paulo.
Ubu Rei é uma obra icônica por tratar das relações de poder com humor, construindo uma estreita relação entre riso e crítica. Manipulado por Mãe Ubu, Pai Ubu assassina o rei da Polônia e após tomar o poder revela-se um governador tirano. Pai Ubu é um dos primeiros anti-heróis do teatro, visto como a salvação do reino, o personagem é corrompido pelo poder. O texto inusitado é governado pela Patafísica, a ciência das soluções imaginárias e das leis que regulam as exceções, criada por Jarry. Assim a peça utiliza do riso para aproximar o público das relações de corrupção, narrando a ganância do homem e o que ele é capaz de fazer pelo poder.
Mais do que narrar a subversão pelo poder, o texto de Alfred Jarry nos mostra como todos estamos sujeitos a trair nossas convicções em nome de uma voracidade desmedida. O espetáculo também é uma forma de manifestar repúdio contra as opressões, normas, situações, instituições e qualquer utilização indevida do poder que possa prejudicar os menos favorecidos. Frente a tudo isso a quebra de seriedade ajuda a aliviar tensões sociais.
Em Ubu Rei Marco Nanini divide mais uma vez seu talento com uma companhia de teatro, agregando valor ao trabalho desenvolvido por um grupo de atores. A peça é uma realização da Cia Atores de Laura com direção de Daniel Herz, adaptação de Leandro Soares, produção de Fernando Libonati, figurinos de Antônio Guedes, cenários de Bia Junqueira, iluminação de Beto Bruel e assessoria de imprensa de Vanessa Cardoso.
Estreia prevista para novembro no Rio de Janeiro