A Praça da Sé é vista praticamente como sinônimo do Centro Velho, no entanto, o que chama mais atenção para este ponto turístico é o fato de ali estar situado o “ponto zero” da cidade de São Paulo. Isso significa dizer que daquele lugar inicia todas as numerações de vias públicas, assim como, contam-se as distâncias das rodovias da cidade.
Este espaço público foi originalmente concebido como Largo da Sé e desenvolveu-se durante o período colonial da Igreja da Matriz, hoje Catedral Metropolitana de São Paulo, também chamada Catedral Metropolitana da Sé.
Trata-se da maior igreja de São Paulo e um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo. A catedral é o templo principal da paróquia de Nossa Senhora Assunção e São Paulo. Em sua cripta, que pode ser considerada uma verdadeira igreja subterrânea, encontram-se trabalhos artísticos do escultor Francisco Leopoldo.
Atualmente, o visual da praça é fruto de um trabalho paisagístico que remete à década de 70, idealizado por profissionais da prefeitura liderados pelo arquiteto José Eduardo de Assis Lefèvre. O projeto paisagístico foi todo inspirado nos trabalhos que vinham sendo feitos na época em regiões como a Costa Oeste do EUA, marcados pelo geometrismo rigoroso e domínio do terreno por meio de um jogo de patamares, espelhos d’água e fontes.
Também na praça está situada a Estação Sé. Ela é a estação central e mais movimentada da capital paulista. Faz a integração da Linha 1-Azul com a Linha 3-Vermelha. Foi inaugurada em 17 de fevereiro de 1978 e tem capacidade para 100.000 passageiros no horário de pico. A média de entrada de passageiros nessa estação é de 79 mil por dia.
Serviços Praça da Sé:
Catedral da Sé
Endereço: Praça da Sé, s/n.
Horário: das 8h às 17h.
Missas: segundas, quartas e sextas: às 8h30 e às 12h. Terças, quintas e sábados: às 12h. Domingos: às 9h, às 11h e às 17h.
Estação Sé
Endereço: Praça da Sé, s/n.
Telefone: 0800 770-7722
Horário: Diariamente, das 4h40 à 0h29; Sábados até a 1 hora de domingo.
Site: http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/turismo_pontos-turisticos_praca-se