nov 22, 2013 Saúde, Tratamento e Prevenção
O meningioma cerebral é um dos possíveis tipos de tumores que podem surgir no nosso corpo. Ele se origina no cérebro, a partir de membranas protetoras chamadas meninges.
Este tipo de tumor cresce lentamente e por isso apresenta poucos sintomas. Por conta disso, ele geralmente só é diagnosticado em seus estágios mais avançados, quando passa a comprimir as estruturas cerebrais, causando dores de cabeça, vômitos, convulsões e paralisia dos braços e das pernas.
O meningioma cerebral apresenta uma capacidade de adaptação cerebral conhecida como complacência. Por se desenvolver lentamente, é capaz de “enganar” o cérebro, que se adapta àquele tumor.
É comum os meningiomas serem diagnosticados em uma fase gigante, pois até então o paciente não havia apresentado nenhum tipo de sintoma.
Em geral o meningioma cerebral se apresenta como um tumor benigno, o que facilita a retirada e a recuperação do paciente.Existem casos de meningiomas com comportamento maligno, que se desenvolvem mais rápido do que os benignos, mas são bastante raros.
A retirada do tumor através de cirurgia é a opção mais eficaz para tratar a doença. É o único procedimento capaz de eliminá-lo por completo. Os neurocirurgiões utilizam um microscópio cirúrgico, que garante extrema precisão e segurança na retirada do meningioma, reduzindo os riscos de sequelas no paciente.
O local e o tamanho do tumor podem interferir na cirurgia. Se o tumor estiver alojado em um local crítico do cérebro, o médico poderá retirá-lo apenas parcialmente. Caso isso aconteça, o paciente deve manter um acompanhamento médico após a cirurgia para controlar o desenvolvimento do tumor.
Veja também: Tratamento para Meningioma Cerebral em Porto Alegre.